“15 sub-40”: Os mais novos bilionários da edição 2021 da Forbes 400

As fortes oscilações do mercado e o impressionante crescimento desde os primeiros dias da pandemia COVID-19 tornaram muitos millennials ávidos investidores e, na realidade, ninguém beneficiou mais da sua obsessão por Meme stocks e criptomania do que alguns dos seus jovens pares. A pessoa mais jovem na lista recém-lançada da Forbes 400 dos americanos mais…
ebenhack/AP
Meme stocks e criptomania ajudaram alguns novos millennials a estrearem-se na lista Forbes 400, incluindo a pessoa mais rica de todos os tempos, com menos de 30 anos, além de Mark Zuckerberg.
Listas

As fortes oscilações do mercado e o impressionante crescimento desde os primeiros dias da pandemia COVID-19 tornaram muitos millennials ávidos investidores e, na realidade, ninguém beneficiou mais da sua obsessão por Meme stocks e criptomania do que alguns dos seus jovens pares.

A pessoa mais jovem na lista recém-lançada da Forbes 400 dos americanos mais ricos, Sam Bankman-Fried, de 29 anos, acumulou uma fortuna surpreendente de 22,5 mil milhões de dólares (19,4 mil milhões de euros) graças ao rápido crescimento da FTX (a bolsa de criptomoedas que ele fundou há dois anos em Hong Kong) e os seus próprios investimentos em criptografia.

Com o objetivo de ser um estandarte do “altruísmo efetivo”, Bankman-Fried pretende ganhar o máximo de dinheiro possível para que possa doar o máximo possível onde for mais necessário. Ele ainda não aumentou as suas doações, em vez disso, investiu os lucros de volta no seu negócio para aumentar ainda mais a sua riqueza.

Com exceção de Mark Zuckerberg, nunca ninguém ficou tão rico tão jovem. Cerca de metade da sua fortuna está ligada aos tokens FTT da FTX, que ajudam os utilizadores a fazer negociações e obter descontos na troca. A FTX atende os sofisticados derivated traders que pretendem comprar ativos como opções de bitcoin e permite que os utilizadores negociem tokens vinculados a ações tradicionais. Foi avaliado por investidores privados em 18 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros) em julho.

Os millenials cofundadores da Coinbase Global, Brian Armstrong (38 anos) e Fred Ehrsam (33 anos), estreiam-se na lista 400 da Forbes este ano também, depois de a Coinbase ter realizado a abertura de capital através de uma IPO (Oferta Pública Inicial), em abril. A oferta pública inicial da popular App de investimento Robinhood Markets, em julho, tornou o cofundador Baiju Bhatt, de 37 anos, também um recém-chegado às fileiras.

Ao todo, 15 membros da Forbes 400 têm menos de 40 anos, mais do que os 12 no ano passado, com seis deles a surgir na lista pela primeira vez. Brian Chesky e Joe Gebbia, do Airbnb completaram 40 anos em agosto, tornando mais velho o grupo mais jovem, e o fundador do construtor de veículos Nikola, Trevor Milton, saiu da lista este ano. Zuckerberg é a pessoa mais rica desse grupo por uma ampla margem, com uma fortuna de 134,5 mil milhões de dólares (116 mil milhões de euros), seguido pelo seu colega de quarto em Harvard, Dustin Moskovitz (24,1 mil milhões de dólares – 20,8 mil milhões de euros), que o ajudou a lançar o Facebook antes de iniciar a empresa de gestão de fluxo de trabalho Asana.

Aqui estão os 15 membros mais jovens da Forbes 400. O património líquido é alusivo a 3 de setembro de 2021.

Sam Bankman-Fried da FTX, fotografado em março de 2021. VIRGILE SIMON BERTRAND/THE FORBES COLLECTION

Sam Bankman-Fried
Idade: 29
Património líquido: 22,5 mil milhões de dólares (19,4 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: criptomoeda
Em setembro, Bankman-Fried anunciou que mudaria a sede da FTX de Hong Kong para as Bahamas, onde há mais clareza de regulação em relação ao comércio de criptografia. A troca está a generalizar-se até mesmo para principiantes de cripto. Qualquer pessoa que tenha assistido a um jogo da Major League Baseball neste verão viu os emblemas FTX nos equipamentos dos árbitros e a empresa pagou 135 milhões de dólares (116 milhões de euros) em maio pelos direitos do nome da arena de basquete do Miami Heat.

O CEO da Snap Inc., Evan Spiegel, enquanto estava no palco na Snap Partner Summit 2021 virtual, em 20 de maio de 2021, em Los Angeles. GETTY IMAGES/SNAP INC

Evan Spiegel
Idade: 31
Património líquido: 13,8 mil milhões de dólares (11,9 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Snapchat

Bobby Murphy
Idade: 33
Património líquido: 15,2 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Snapchat
A riqueza dos cofundadores do Snapchat mais do que triplicou desde a lista do ano passado, à medida que as ações da App de media social dispararam para níveis recordes. O Snapchat introduziu o seu recurso Spotlight em novembro passado para competir com o TikTok, fomentando os vídeos de outros utilizadores num novo feed e implementando um mercado para pagar os criadores de conteúdo populares. A Snap obteve uma receita recorde de 982 milhões de dólares (847 milhões de euros) no segundo trimestre deste ano. Spiegel, que se tornou bilionário aos 25 anos, é o CEO da Snap; Murphy é o diretor de tecnologia.

Fred Ehrsam
Idade: 33
Património líquido: 3,5 mil milhões de dólares (3 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: troca de criptomoedas
Ehrsam foi cofundador da Coinbase Global em 2012 e deixou a empresa em 2017, mas manteve cerca de 6% das suas ações, respondendo pela maior parte da sua fortuna. Em 2018, ele fundou a Paradigm, uma empresa de investimentos com participações em dezenas de empresas de criptomoedas, incluindo Coinbase e FTX.

Lukas Walton
Idade: 35
Património líquido: 17,2 mil milhões de dólares (14,8 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Walmart
Walton é neto do fundador do Walmart, Sam Walton, e filho de John Walton, que morreu num acidente de avião em 2005. Ele herdou um terço dos bens do seu pai e é o presidente do comité de programa ambiental da Walton Family Foundation. Ele doou 360.000 dólares (310 mil euros) para a campanha presidencial de Joe Biden e seus comités conjuntos de angariação de fundos em 2020.

Baiju Bhatt
Idade: 36
Património líquido: 2,9 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: aplicativo de negociação de ações
Bhatt foi co-CEO da App de negociação sem comissões Robinhood Markets até ter deixado o cargo em novembro de 2020. Ele possui uma participação de 8% na empresa, que abriu o capital com uma avaliação de 32 mil milhões de dólares (27,6 mil milhões de euros) em julho. Bhatt foi cofundador da Robinhood em 2013 com Vlad Tenev, que continua como CEO, e acabou de perder a posição na Forbes 400. A principal fonte de receita de Robinhood passa por vender ações de clientes para grandes firmas de comércio como Citadel Securities. A empresa pagou 135 milhões de dólares (117 milhões de euros) em multas ao regulador FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) e à SEC (Securities and Exchange Commission, o equivalente à portuguesa CMVM) no ano passado para resolver as acusações de enganar clientes e de manter as contas dos clientes bloqueadas nos períodos de indisponibilidade do serviço.

Mark Zuckerberg
Idade: 37
Património líquido: 134,5 mil milhões de dólares (116 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Facebook
As ações do Facebook subiram mais de 50%, já que a omnipresente empresa de media social ultrapassou 100 mil milhões de dólares (86 mil milhões de euros) de receita nos doze meses findos, em 30 de junho, adicionando quase 50 mil milhões de dólares (43 mil milhões de euros) à fortuna de Zuckerberg e tornando-o um dos oito centibilionários no Forbes 400 deste ano. Um juiz federal rejeitou os processos movidos contra o Facebook pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (Federal Trade Commission – FCT) e uma coligação de procuradores-gerais de Estado, indo, assim, contra as tentativas dos reguladores de controlar o gigante da tecnologia. Ainda assim, a FCT deu entrada com uma reclamação em agosto. O Facebook tem enfrentado duras críticas do governo Biden sobre permitir que informações incorretas antivacinas se espalhem pela plataforma.

Dustin Moskovitz
Idade: 37
Património líquido: 24,1 mil milhões de dólares (20,8 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Facebook
O Asana, que Moskovitz fundou com o colega do Facebook Justin Rosenstein em 2008, abriu o capital público através de uma IPO, em setembro de 2020, e as ações mais do que triplicaram no ano seguinte. Moskovitz possui quase um terço da empresa de 18 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros), de capitalização de mercado, mas ainda tem a maior parte de seu património líquido empatado numa participação estimada de 2% no Facebook.

Brian Armstrong
Idade: 38
Património líquido: 11,5 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: troca de criptomoedas
Armstrong é o CEO da Coinbase Global, e sua participação de 19% passou a valer 11 dígitos quando abriu o capital da empresa em abril. Ele atacou o regulador de mercados num Twitter em setembro, revelando que o regulador ameaçou processar a Coinbase se ela lançasse um recurso de empréstimo de criptografia e acusando a SEC de ser o único regulador que se recusou a encontrar-se com ele quando viajou para Washington em maio. Mais tarde, a Coinbase abandonou o seu plano de lançar o produto de empréstimo.

Nathan Blecharczyk
Idade: 38
Património líquido: 10 mil milhões de dólares (8,6 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Airbnb
O Airbnb abriu o capital em dezembro passado no maior IPO de 2020, ultrapassando uma avaliação de 100 mil milhões de dólares (86 mil milhões de euros) no seu primeiro dia de negociação. A sua receita de 1,34 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) no segundo trimestre aumentou quase 300% em comparação com o início da pandemia. Blecharczyk foi cofundador da empresa de arrendamentos de férias em 2008 com Chesky e Gebbia, ambos agora com 40 anos. Em agosto, o Airbnb anunciou que forneceria alojamento temporário gratuito para 20.000 refugiados afegãos.

Scott Duncan
Idade: 38
Património líquido: 6,2 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: Pipe
Duncan e os seus três irmãos mais velhos herdaram, cada um, uma participação na empresa de oleodutos Enterprise Products Partners após a morte de seu pai Dan Duncan em 2010. As suas ações recuperaram de uma queda acentuada em 2020, quando os preços do petróleo caíram, mas ainda estão abaixo dos níveis pré-pandémicos.

R.J. Scaringe
Idade: 38
Património líquido: 3,4 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: veículos elétricos
Scaringe estreia-se na lista depois da sua empresa, a Rivian ter sido avaliada em 27,6 mil milhões de dólares (23,8 mil milhões de euros) em janeiro de 2021, e da Amazon, Ford e T. Rowe Price liderarem uma ronda de financiamento que injetou mais 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) em julho para elevar o seu investimento total até à data para 10,5 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros) – tudo antes de entregar um único carro elétrico aos clientes. A empresa diz que a produção da sua pick-up elétrica R1T começou em setembro, com o seu SUV R1S a ser o próximo na calha.

Ernest Garcia III
Idade: 39
Património líquido: 9,3 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: carros usados
Garcia fundou a Carvana, que vende carros usados online e que permite aos clientes levantarem-nos em máquinas de venda automática gigantes, como uma subsidiária da concessionária de carros usados do seu pai, DriveTime, em 2012. Ernest Garcia II é o maior acionista na empresa do seu filho e vendeu milhões de dólares em ações, uma vez que as ações dispararam nos últimos 18 meses. Em agosto, a empresa sofreu um revés, com o DMV da Carolina do Norte (North Caroline Division of Motor Vehicules) suspendeu a Carvana de vender carros em Raleigh até janeiro de 2022 por violar as leis de licenciamento de concessionárias.

Lynsi Snyder
Idade: 39
Património líquido: 4,2 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: In-N-Out Burger
Snyder, a única mulher com menos de 40 anos no The Forbes 400, herdou a rede de hambúrgueres In-N-Out que os seus avós fundaram em 1948. Tornou-se presidente da In-N-Out em 2010, aos 27 anos, – o seu pai e o seu tio morreram jovens, em 1990 – e incorporou mais 100 estabelecimentos, incluindo os seus dois primeiros restaurantes no Colorado, em novembro passado.

Ben Silbermann
Idade: 39
Património líquido: 3,3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros)
Fonte de riqueza: media social
Silbermann, o cofundador e CEO do Pinterest, é outro recém-chegado ao The Forbes 400, após o número de fotos partilhadas mais do que ter duplicado desde a lista do ano passado. Ele lançou a primeira versão para o lauchpad do Pinterest em 2010 e a receita da empresa cresceu quase 50%, para 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) em 2020, conforme os utilizadores acorriam ao site para partilhar receitas ou ideias de decoração durante a pandemia.

Mais Artigos