A empresária do Porto construiu um verdadeiro império no mundo da moda, mas a verdade é que a informação sobre os seus negócios não é muito. A discreta empreendedora, de 70 anos, não dá entrevistas nem divulga os resultados do Grupo Parfois, aquele que fundou com base numa primeira loja de acessórios de moda na rua de Santa Catarina, no Porto, tornando mais difícil a avaliação da sua fortuna.
Manuela Medeiros é hoje uma das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios e também uma das empresárias mais ricas do país segundo a avaliação da revista Forbes Portugal. Está colocada na 32ª posição da lista de 2024 dos 50 milionários nacionais com uma fortuna de cerca de 435 milhões de euros, um crescimento considerável face ao valor do ano anterior.
A empresária Manuela Medeiros está na 32º posição da lista de 2024 dos mais ricos do país com uma fortuna avaliada pela Forbes Portugal em cerca de 435 milhões de euros.
O Grupo Parfois está organizado numa holding, a Parfois SGPS, que por sua vez pertence, indiretamente à Fasthold, com sede no Luxemburgo. Na Parfois SGPS encontramos empresas como a Barata e Ramilo, a principal empresa do grupo – esta faturou 294 milhões de euros em 2023, tendo crescido 10% face a 2022 – com atividade de comércio por grosso de vestuário e acessórios, comércio de confecções e de pronto-a-vestir. A Parfois Suíça, a Parfois México, a Parfois Itália, a Modessa France, a Modessa Polska, entre outras filiais, estão todas concentradas nesta holding.
Do património da empresária fazem ainda parte negócios como a Luz e Medeiros, e a Holsa, ambas com atividade na área imobiliária.
O início de uma história de sucesso
Manuela Medeiros tinha 42 anos quando abriu a primeira loja da Parfois, tendo-se tornado pioneira em Portugal na abertura de uma loja própria exclusiva de acessórios de moda, fruto da inspiração nas suas viagens a Inglaterra. Confessou na altura, como móbil para avançar com o projeto, que não era justo que apenas pessoas com dinheiro tivessem acesso à moda. Decidiu então criar o seu próprio design, com a particularidade de ter preços acessíveis a todas as bolsas, e conta já com 40 designers responsáveis por criar toda a gama de produtos que a cadeia disponibiliza, como carteiras, malas, sapatos, bijuterias, chapéus, lenços e agora também roupa.
E esta decisão foi uma aposta ganha. A insígnia Parfois já alcançou as mil lojas distribuídas por 70 países, estando a maioria delas fora de Portugal. Espanha será um dos mercados mais importantes para a cadeia com cerca de 400 espaços desta insígnia. O crescimento internacional da rede deu-se sobretudo pelo modelo de franchising.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.