50 Milionários: Conheça a fortuna da discreta família Alves Ribeiro

A discreta família Alves Ribeiro continua a somar valor ao seu património. Discreta e praticamente desconhecida do grande público, a família, liderada pelos dois irmãos Vítor e José Alves Ribeiro é detentora de um vasto património empresarial, do qual se destaca a Mundicenter, dona do centro comercial Amoreiras, a construtora Alves Ribeiro e o Banco…
ebenhack/AP
Com uma fortuna de cerca de 1.770 milhões de euros, a discreta família Alves Ribeiro, dona da Mundicenter, está na quinta posição da lista dos maiores patrimónios empresariais do país.
Listas

A discreta família Alves Ribeiro continua a somar valor ao seu património. Discreta e praticamente desconhecida do grande público, a família, liderada pelos dois irmãos Vítor e José Alves Ribeiro é detentora de um vasto património empresarial, do qual se destaca a Mundicenter, dona do centro comercial Amoreiras, a construtora Alves Ribeiro e o Banco Invest. A revista Forbes Portugal fez as contas aos maiores patrimónios nacionais e elaborou o ranking agora em banca, colocando a família na quainta posição, com uma avaliação de 1.770 milhões de euros.

A construtora está na base do legado familiar: fundada por Artur Alves Ribeiro, em 1941, a companhia lançou-se então na construção civil e nas obras públicas, especializada sobretudo na construção de estradas, arruamentos, saneamento e aeródromos. Depois de crescer ano após ano, iniciou a sua internacionalização em 2012 em Angola, seguindo para Brasil.

Faturou, em 2023, cerca de 230 milhões de euros e libertou resultados operacionais de cerca de 55,2 milhões de euros. O grupo está também a apostar na área do Turismo, tendo aberto o seu primeiro hotel, o Lumen Hotel & Lisbon Light Show em 2021, com uma oferta na capital de 160 quartos.

Dona da construtora Alves Ribeiro, da Mundicenter e do Banco Invest, a família Alves Ribeiro está na quinta posição das maiores fortunas nacionais, com uma avaliação de cerca de 1.770 milhões de euros.

Outro dos seus grandes ativos é a Mundicenter, empresa gestora de centros comerciais, que detém cerca de nove shoppings, entre os quais o emblemático Amoreiras, o primeiro do grupo, que surgiu em 1985, e o Oeiras Parque, o Braga Parque e o Strada. São cerca de 220 mil metros quardaros de área de locação comercial.

Importante parcela para a fortuna do clã é a contribuição do Banco Invest, especializado em poupança e investimento e do qual é detentora a 100%, que registou um produto bancário de 60 milhões de euros e um resultado líquido de 21,1 milhões.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos