Nascido em 1968, em Matosinhos, numa família modesta, Mário Ferreira tem conquistado o seu espaço no panorama empresarial português, destacando-se como um dos investidores mais dinâmicos do Norte do país. A revista Forbes Portugal coloca-o na 28º posição da lista de 2024 dos mais ricos, com uma avaliação de cerca de 487 milhões de euros, tendo subido uma posição face à lista de 2023.
Aventureiro, tanto na vida pessoal como nos negócios, tornou-se o primeiro português a ir ao espaço, quando viajou, em agosto de 2022, a abordo de uma nave da Blue Origin. Desde cedo que o empresário manifestava interesse em levantar voo em direção ao desconhecido, e finalmente concretizou o seu sonho em ser turista espacial. Ou não fosse a sua área ser, por excelênci,a o turismo, tendo mesmo fundado, em parceria com a Virgin Galactic, uma empresa de turismo espacial em Portugal, a Caminho das Estrelas.
Mário Ferreira, dono da Douro Azul e da TVI, encontra-se na 28º posição da lista de 2024 dos 50 mais ricos da Forbes Portugal, com uma fortuna avaliada em cerca de 487 milhões de euros.
Mário Ferreira tornou-se empresário apenas com 25 anos, quando começou a organizar passeios no Rio Douro, sendo ainda este o maior negócio do grupo. Controla, através da holding Pluris Invest, 60% da Mystic Invest Holding, onde estão agrupados os investimentos da Douro Azul, companhia de cruzeiros no Douro que fundou em 1993. O empresário vendeu, em 2019, os restantes 40% ao fundo norte-americano Certares, por 250 milhões de euros. A Douro Azul já explora cerca de 55 navios cruzeiro.
Mas a holding acumula ainda outros negócios além dos cruzeiros: explora também o negócio das viagens de helicóptero, através da Helitours Douro, Mystic das viagens de comboio, através da Mystic Tua e hotéis, apesar de já ter vendido, em 2022, o The Lodge Hotel, um hotel de cinco estrelas construído sobre os antigos armazéns da real companhia Velha, numa zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia.
O investimento na Media Capital, dona da TVI
Do seu portfólio faz ainda parte a Media Capital, dona da TVI, da qual detém 37,5%, sendo o maior acionista e ainda presidente do Conselho de administração. A empresa que vale cerca de 169 milhões de euros em bolsa atualmente – valia apenas 133 milhões à data da avaliação da Forbes Portugal, a 2 de dezembro passado – não é o ativo mais importante do empresário, mas é o que lhe dá mais visibilidade mediática. Tem ainda diversos investimento imobiliários, que desenvolve através da Mystic Real Estate e da Mystic New Avenue.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.