Continua a crescer o legado de Salvador Fernandes Caetano, o selfmade man que criou um importante grupo na área automóvel, a partir de Vila Nova de Gaia. Angelina Caetano Ramos, filha do empresário falecido em 2011, e irmã de Salvador Acácio Caetano, que faleceu em 2022, está agora à frente dos destinos do grupo com o seu marido, também acionista, José Ramos, CEO da Toyota Caetano Portugal. Ana Maria Caetano, a terceira filha do empresário que deu nome ao grupo, ficou com outros negócios da família, nomeadamente as participações financeiras.
A família de Salvador Caetano está na 11ª posição da lista dos mais ricos de 2024 da Forbes Portugal, com uma fortuna avaliada em cerca de 1.318 milhões de euros.
Nascido em 1926, Salvador Caetano começou a trabalhar muito cedo e foi apenas com 20 anos de idade que criou a empresa Martins & Caetano, uma fábrica de carroçarias de autocarro, que viria a ser o embrião do grupo. Foi em 1968 que a empresa deu o salto, quando o visionário empreendedor traz para Portugal a representação da maraca Toyota, com quem mantém até hoje uma parceria, através da Toyota Caetano Portugal, empresa cotada – ações rondam os 5,20 euros – que registou um volume de negócios de 512 milhões de euros em 2023.
Atualmente, o Grupo Salvador Caetano agrega mais de 150 empresas localizadas na Europa, América do Sul e África, distribuídas em áreas como a indústria, serviços e a distribuição e retalho automóvel. O volume de negócios agregado de 2023 atingiu os 3,7 mil milhões de euros, registando um crescimento de 700 milhões face ao valor de 2022, e um EBITDA de 269 milhões de euros. O grupo vendeu mais de 144 mil veículos durante o ano passado.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.