António Vila Nova, empresário do Norte, protagonizou uma das maiores subidas da lista dos mais ricos de 2024, passando da 34ª posição, em 2023, para a 27ª. A avaliação da sua fortuna, segundo a metodologia da Forbes Portugal – que pode consultar em link publicado em baixo –, passou dos 398 milhões de euros para os 488 milhões de euros em apenas um ano. Isto porque os negócios que lidera, através do Grupo Vila Nova, a Cofemel, dona da Tiffosi e a rede de hospitais privados, Trofa Saúde, também valorizaram duramente o ano de 2024.
A fortuna de António Vila Nova está avaliada em cerca de cerca de 488 milhões de euros, colocando-o na 26ª posição da lista dos mais ricos da Forbes Portugal. O empresário é acionista da Cofemel, dona da Tiffosi e da Vila Nova e da rede de saúde privada, Trofa Saúde.
A história do empreendedorismo familiar não é recente: António Vila Nova fundou, em 1987, com o seu irmão Filipe Vila Nova, e a irmã Beatriz, a sociedade IVN – Irmãos Vila Nova, reconhecida pela marca de jeans Salsa. Localizada em Vila Nova de Famalicão, a marca acaba por ficar apenas na mão de Filipe, quando os seus irmãos saíram da sociedade, em 2008. A marca Salsa acabou por ser absorvida pelo Grupo Sonae em 2016.
Foi depois de desinvestir nesta unidade industrial, um negócio familiar que foi até case study a nível nacional, que António Vila Nova e a irmã, Beatriz, aliada também ao marido, António Martins Carneiro, investiram na compra da Cofemel. A empresa detinha a conhecida marca Tiffosi e estava a ultrapassar uma situação complicada.
Fazer crescer o negócio da saúde privada
O empresário, a sua irmã e o marido pegaram naquilo que a marca tinha de melhor e deram a volta ao negócio, implementando uma estratégia mais definida, mais orientada e com uma boa gestão de stocks, segundo revelou o empresário na altura. A Cofemel contribui cada vez mais com uma relevante parcela para a fortuna familiar, e detém duas marcas, a Tiffosi e a Vila Nova. A marca Tiffosi conta já com 90 lojas próprias em Portugal, Espanha e Luxemburgo, e está presente em 26 países através de uma rede de 2.500 pontos de venda multimarca.
Os três acionistas eram já sócios na VNC – Vila Nova Carneiro, empresa através da qual detinham um investimento no Grupo Trofa Saúde, do qual é presidente do Conselho de Administração. Esta oportunidade de investimento numa rede de saúde privada surgiu em 1999, com o apoio de outro irmão, José Vila Nova, este médico fundador, e ainda vice-presidente do conselho de administração. Tendo começado apenas com uma unidade, a Casa de Saúde da Trofa, o grupo é composto atualmente por 21 hospitais e clínicas privadas, na região Norte sendo já uma rede de referência na área, e emprega mais de seis mil funcionários.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.