50 Milionários: Os negócios têxteis da empreendedora família Gonçalves

A avaliação da fortuna da família fundadora da Têxtil Manuel Gonçalves foi este ano ligeiramente inferior à de 2023, com uma queda de cerca de 50 milhões de euros. A família que divide o património empresarial – António Manuel Gonçalves,  a irmã, Maria Helena Gonçalves, filhos do fundador, e também os herdeiros do falecido filho…
ebenhack/AP
Com uma fortuna de cerca de 398 milhões de euros, António Manuel Gonçalves e família, acionista da TMG, está posicionado na 36ª posição da lista dos mais ricos do País, segundo a avaliação da Forbes.
Listas

A avaliação da fortuna da família fundadora da Têxtil Manuel Gonçalves foi este ano ligeiramente inferior à de 2023, com uma queda de cerca de 50 milhões de euros. A família que divide o património empresarial – António Manuel Gonçalves,  a irmã, Maria Helena Gonçalves, filhos do fundador, e também os herdeiros do falecido filho Fernando – foi prejudicada por uma ligeira quebra das margens do negócio, nos quais a Forbes Portugal se fundamentou para fazer a sua avaliação (ver link para a metodologia em baixo).

Assim, na lista de 2024, lançada em dezembro passado, a família ocupa a 36º posição do ranking dos portugueses mais ricos com uma fortuna avaliada em 398 milhões de euros.

O império industrial no setor têxtil teve origem numa primeira fábrica de fiação fundada, em 1937 por Manuel Gonçalves, em São Cosme do Vale, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Mais tarde, em 1965, a fábrica viria a ser transformada em sociedade anónima e na década de 70 era já a maior empresa têxtil nacional.

Crescer e diversificar atividade

E o grupo tem sido até hoje um exemplo de inovação e modernização de um setor tradicional, como o dos têxteis, tendo diversificado para novas áreas de atividade, mais rentáveis, como é o caso da automóvel. Com uma posição de grande relevo no mercado mundial do têxtil e do automóvel, o Grupo TMG apresenta-se como uma das marcas mais reconhecidas em Portugal e no mundo.

A TMG Automotive, liderada por Isabel Furtado, filha de Maria Helena e também ela acionista, é disso um bom exemplo.  A TMG conseguiu agarrar o know how que detinha e diversificar para áreas em crescimento e de maior valor acrescentado, ganhando destaque com a TMG Automotive. Este segmento contribui já com uma importante parcela da faturação total do grupo, e tem como clientes construtores automóveis como a BMW, a Toyota, a Volvo, a Daimler e a Opel.

A TMG Automotive tem duas fábricas em Portugal e uma na China, esta última em parceria com a norte-americana Haartz Corporation. Será também com esta multinacional que a TMG irá construir uma nova unidade industrial nos Estados Unidos.

A família Gonçalves, dona do grupo têxtil TMG, está na 36ª posição da lista de 2024 dos mais ricos do País, com uma fortuna avaliada em cerca de 398 milhões de euros.

Além disso a empresa tem ainda presença no retalho e distribuição de vestuário desportivo, através da Lightning Bolt, e em sistemas e soluções para energia, engenharia, ambiente e transportes, através de uma pequena participação na Efacec. A família tem ainda um negócio de produção e distribuição vinícola, detendo duas sociedades, a Caves Transmontanas e Casa de Compostela.

A TMG Automotive, que faturou cerca de 141 milhões de euros em 2023 e investiu 6,5 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, é a área que mais contribui para a avaliação do grupo, que é também um dos maiores exportadores do país, vendendo para mais de 40 mercados.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Artigo em Parceria com

Mais Artigos