Beatriz Vila Nova e o seu marido, António Martins Carneiro, estão presentes mais uma vez na lista dos 50 milionários nacionais, elaborada pela Forbes Portugal, no final de 2024. O casal de empresários é sócio de António Vila Nova, irmão de Beatriz, no Grupo Vila Nova Carneiro, dono da Cofemel, que produz a marca Tiffosi e a Vila Nova, e do grupo de saúde privada que atua na região norte, o Trofa Saúde.
António e Beatriz detêm em partes iguais a holding Honravalor SGPS, na qual consolidam cerca de 50% do grupo Trofa Saúde, cerca de 35% da Vila Nova Carneiro SA, e 50% da VNCI Participações, holding destinada sobretudo a investimentos imobiliários. A avaliação da Forbes Portugal coloca os dois empresários na 44ª posição do ranking nacional, com uma fortuna de cerca de 336 milhões de euros. O irmão, António Vila Nova, está na 27ª posição, com um património de 488 milhões de euros, tendo subido esta edição oito lugares.
Beatriz Vila Nova e o seu marido, António Martins Carneiro, estão posicionados na 44ª posição da lista de 2024 dos milionários da Forbes Portugal, com uma avaliação de cerca de 336 milhões de euros.
A família de Vila Nova de Famalicão tem sangue empreendedor e este não é o primeiro negócio familiar. Já anteriormente António, Beatriz e Filipe Vila Nova, tinham criado a sociedade IVN – Irmãos Vila Nova, para comercializar a reconhecida marca de jeans Salsa. A marca, que cresceu rapidamente e se tornou um caso de sucesso internacional, acabou por ficar apenas para o irmão Filipe Vila Nova, depois de alguns problemas internos. Não conseguindo segurar o negócio, Filipe vendeu a Salsa ao grupo Sonae em 2016.
António e Beatriz, já com experiência no setor do vestuário, compraram a Cofemel, dona da Tiffosi, após o desinvestimento na Salsa. Esta indústria atravessava uma fase difícil e a marca beneficiou desta nova injeção de capital. Os novos acionistas implementaram numa nova estratégia de negócio, mais definida e focada no produto, e lançaram uma nova marca, inicialmente de acessórios e depois de vestuário, a Vila Nova.
Atualmente, a Cofemel contribui com uma importante parcela para a fortuna dos irmão Vila Nova. A Tiffosi conta já com uma rede de 90 lojas próprias em Portugal, Espanha e Luxemburgo, e está presente em 26 países através de uma rede de 2.500 pontos de venda multimarca.
Grupo Trofa Saúde, a joia da coroa
Além da área industrial, os dois empresários têm uma importante participação acionista no grupo Trofa Saúde, através da sociedade VNC – Vila Nova Carneiro. Neste negócio, além do irmão António Vila Nova, presidente do Conselho de Administração, está ainda um outro elemento da família, José Vila Nova, médico de formação e vice-presidente do grupo. Este médico que está na origem da fundação do império do ramo da saúde que se iniciou com uma unidade, a Casa de Saúde da Trofa.
António e Beatriz detêm em partes iguais a holding Honravalor SGPS, na qual consolidam cerca de 50% do grupo Trofa Saúde, cerca de 35% da Vila Nova Carneiro SA, e 50% da VNCI Participações, holding destinada sobretudo a investimentos imobiliários.
Atualmente o grupo é composto por 21 hospitais e clínicas privadas, na região Norte, e emprega mais de seis mil funcionários. Para 2026, está prevista a abertura do Novo Hospital da Maia, projeto que representa um investimento de 50 milhões de euros, o mesmo valor previsto para a construção do novo hospital da Trofa Saúde, em Penafiel, espaço que deverá abrir já este ano.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.