50 Milionários: Vila Galé, a origem da fortuna de Jorge Rebelo de Almeida

É, tal como Dionísio Pestana, um dos empresários da hotelaria mais ricos de Portugal. A avaliação de Jorge Rebelo de Almeida, fundador da cadeia Vila Galé, realizada pela Forbes Portugal para a lista de 2024 dos 50 milionários nacionais, ultrapassou esta edição a fasquia dos mil milhões de euros. Foi através de uma unidade hoteleira…
ebenhack/AP
Jorge Rebelo de Almeida, fundador e acionista do Grupo Vila Galé, é hoje o 13º homem mais rico de Portugal com uma fortuna calculada pela Forbes Portugal em cerca de mil milhões de euros.
Listas

É, tal como Dionísio Pestana, um dos empresários da hotelaria mais ricos de Portugal. A avaliação de Jorge Rebelo de Almeida, fundador da cadeia Vila Galé, realizada pela Forbes Portugal para a lista de 2024 dos 50 milionários nacionais, ultrapassou esta edição a fasquia dos mil milhões de euros.

Foi através de uma unidade hoteleira no Algarve, na Praia da Galé, que o grupo nacional se começou a desenhar, primeiro timidamente, agora em velocidade de cruzeiro. O empresário, licenciado em Direito, iniciou o seu trajeto na hotelaria em 1986, com dois sócios – José Silvestre Lavrador e José Ruivo – que saíram, entretanto, do projeto, ficando a família Rebelo de Almeida com a totalidade do capital.

Colocado na 13º posição do ranking da Forbes Portugal, Jorge Rebelo de Almeida é dono de uma fortuna estimada em cerca de mil milhões de euros.

O primeiro hotel do grupo, hoje Vila Galé Atlântico, abriu a 8 de maio de 1988, surgindo o segundo dois anos depois, também na mesma zona. A rede alarga-se a outras zonas do Algarve, como Albufeira, Armação de Pera e Vila Moura e na década de 90 começa a expandir-se para todo o território nacional.

Grupo já tem presença no Brasil, Espanha e Cuba

Atualmente o grupo, que está presente no ranking das 200 maiores empresas hoteleiras da revista Hotels, tem 45 unidades sob a sua gestão, das quais 32 em Portugal. No Brasil encontram-se 11 unidades, uma em Espanha e outra em Cuba. É uma oferta total 9.800 quartos, que ocupam cerca de 4.500 colaboradores. O grupo hoteleiro explora ainda conceitos como os restaurantes Inevitável, as Pizzarias Massa Fina e os SPA Satsanga.

A produção de vinhos é também uma área na qual Jorge Rebelo de Almeida está a apostar: os vinhos Santa Vitória (Alentejo) e Val Moreira (Douro) são as duas marcas do grupo. Na herdade Santa Vitória produz diferentes gamas de vinho alentejano, a Versátil, a Santa Vitória, a Santa Vitória Grande Reserva e a Inevitável.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos