É, tal como Dionísio Pestana, um dos empresários da hotelaria mais ricos de Portugal. A avaliação de Jorge Rebelo de Almeida, fundador da cadeia Vila Galé, realizada pela Forbes Portugal para a lista de 2024 dos 50 milionários nacionais, ultrapassou esta edição a fasquia dos mil milhões de euros.
Foi através de uma unidade hoteleira no Algarve, na Praia da Galé, que o grupo nacional se começou a desenhar, primeiro timidamente, agora em velocidade de cruzeiro. O empresário, licenciado em Direito, iniciou o seu trajeto na hotelaria em 1986, com dois sócios – José Silvestre Lavrador e José Ruivo – que saíram, entretanto, do projeto, ficando a família Rebelo de Almeida com a totalidade do capital.
Colocado na 13º posição do ranking da Forbes Portugal, Jorge Rebelo de Almeida é dono de uma fortuna estimada em cerca de mil milhões de euros.
O primeiro hotel do grupo, hoje Vila Galé Atlântico, abriu a 8 de maio de 1988, surgindo o segundo dois anos depois, também na mesma zona. A rede alarga-se a outras zonas do Algarve, como Albufeira, Armação de Pera e Vila Moura e na década de 90 começa a expandir-se para todo o território nacional.
Grupo já tem presença no Brasil, Espanha e Cuba
Atualmente o grupo, que está presente no ranking das 200 maiores empresas hoteleiras da revista Hotels, tem 45 unidades sob a sua gestão, das quais 32 em Portugal. No Brasil encontram-se 11 unidades, uma em Espanha e outra em Cuba. É uma oferta total 9.800 quartos, que ocupam cerca de 4.500 colaboradores. O grupo hoteleiro explora ainda conceitos como os restaurantes Inevitável, as Pizzarias Massa Fina e os SPA Satsanga.
A produção de vinhos é também uma área na qual Jorge Rebelo de Almeida está a apostar: os vinhos Santa Vitória (Alentejo) e Val Moreira (Douro) são as duas marcas do grupo. Na herdade Santa Vitória produz diferentes gamas de vinho alentejano, a Versátil, a Santa Vitória, a Santa Vitória Grande Reserva e a Inevitável.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.