Cerca de 70% dos portugueses estarão retidos em casa durante a transição de ano, como consequência das restrições impostas pelo Governo, no âmbito da contenção da propagação e combate da Covid-19, segundo um inquérito realizado pela Fixando em todo o país, entre os dias 21 e 28 de dezembro.
A pesquisa envolveu 14.600 utilizadores da empresa e concluiu ainda que nesta passagem de ano 15% dos portugueses estará a trabalhar, 4% irá a uma festa privada e outros tantos ficará em casa, mas com amigos e familiares, 3% está sem plano, enquanto 1% espera passar em um hotel.
Fonte da Fixando explicou à FORBES que o propósito da pesquisa foi compreender quais os principais objetivos dos cidadãos para 2021 e em que áreas estariam dispostos a investir, analisando também aquilo que ficou por realizar em 2020, maioritariamente devido às restrições económicas e financeiras.
No que toca à forma como é encarado o novo ano, os resultados indicam que 60% dos inqueridos considera que 2021 será um ano positivo a nível económico e financeiro, ao passo que 68% acredita que o próximo ano virá a ser “muito positivo” a nível social e familiar.
Sobre os objetivos para o ano que está à porta, 16% dos portugueses ouvidos pela Fixando diz que pretende adotar hábitos mais sustentáveis, 14% quer encontrar ou mudar de emprego, 13% perspetiva poupar dinheiro, 11% visa remodelar a casa, enquanto 10% sonha em desenvolver um negócio.
Apesar dos constrangimentos provocados pelo novo coronavírus, 37% dos inqueridos achou que 2020 foi um ano positivo, enquanto 38% o considera negativo em termos financeiros. “As pessoas viraram-se mais para a família e nessa matéria consideraram 2020 um ano bastante positivo”, refere Alice Nunes, diretora de desenvolvimento de negócio da Fixando.
Ainda assim, alertam os autores da pesquisa, ficaram muitos objetivos por cumprir, sobretudo os relacionados com emprego e viagens ao estrangeiro, num ano em que foi quase impossível poupar.
A Fixando opera em Portugal desde 2017, através da sua plataforma web e mobile, bem como da sua APP, e ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de uma das suas mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.
Em 2018, a Fixando foi distinguida com o prémio “Portugal 5 estrelas 2018”, tendo vencido na categoria “Plataforma online de contratação de serviços” e também com o prémio ACEPI Navegantes XXI, onde venceu na categoria de “Melhor Inovação Digital do ano”. Já em 2019 e 2020, a Fixando voltou a receber o prémio Portugal 5 Estrelas, na mesma categoria.