TOP of the WEEK: Natal e negócios

🗞️ 7 notícias a não esquecer Os portugueses não vão abdicar do bacalhau à mesa da ceia do Natal, mesmo que em menor quantidade do que no ano anterior, face ao aumento do preço e à diminuição do poder de compra. Numa iniciativa para inovar a experiência de compras de Natal e tornar este período festivo…
ebenhack/AP
O Natal é uma das alturas do ano com maior movimentação de negócios e comércio. Algumas histórias que lhe trazemos mostram que a tradição pode ganhar outra magia com uma pitada de inovação.
Economia Forbes Life

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Os portugueses não vão abdicar do bacalhau à mesa da ceia do Natal, mesmo que em menor quantidade do que no ano anterior, face ao aumento do preço e à diminuição do poder de compra.

Numa iniciativa para inovar a experiência de compras de Natal e tornar este período festivo ainda mais especial, a start-up de mobilidade e logística Avenidas fez uma parceria para que todas as encomendas de brinquedos e peluches realizadas na PrendasVIP.com serão entregues pelo Pai Natal, até 31 de dezembro, entre as 18h e 00h.

A restauração tem verificado uma tendência de reservas de última hora, mas os convívios de Natal aumentaram, sobretudo nos hotéis, com “grandes disparidades” regionais.

O Natal é uma altura mágica e no centro de exposições Excel, em Londres, está uma exposição a propósito do centenário da Disney. “Disney100: The Exhibition” pode ser visitada até janeiro de 2024.

A Bolsa de Valores de Nova Iorque iniciou o processo de exclusão das ações da Farfetch da negociação no mercado acionista norte-americano, depois da aquisição da empresa pelo grupo Coupang.

Um conjunto de seis camisolas usadas por Lionel Messi durante o Campeonato do Mundo que a Argentina venceu, no ano passado, foi vendido por 7,8 milhões de dólares (cerca de 7,12 milhões de euros) num leilão. É o preço de venda mais elevado de sempre para qualquer artigo de Messi, segundo a Sotheby’s.

Entre os mais jovens, a maioria utiliza o Youtube, o TikTok, o Snapchat e o Instagram e quase metade afirma estar online “quase constantemente”. O Snapchat ultrapassou ligeiramente o Instagram este ano, de acordo com um novo inquérito do Pew Research Center sobre adolescentes e tecnologia.


🧐 A frase da semana

“O SNS gasta os seus recursos a tratar pessoas com doenças quase sempre evitáveis”, afirma Ricardo Batista Leite, em entrevista à Forbes Portugal. O ex-deputado e atual CEO da Health AI, refere que o SNS é hoje um ‘sistema de doença’ e que o Ministério da Saúde se deveria chamar Ministério do Bem-estar.


✔️ O positivo

Na primavera passada, a Forbes falou com a Mustique. Agora, a marca lança ténis de edição limitada, criados a partir de camurça vegan e balões de festa reciclados

❌ O negativo

O Ministério Público, no seu relatório de acompanhamento da comissão de auditoria e controlo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR, considera que o sistema de controlo interno do PRR tem carências, nomeadamente na prevenção e deteção de fraude, corrupção e de duplo financiamento.


📖 A LER

Nicolas Puech vai colocar o jardineiro como seu herdeiro. Uma opção fora do comum, mas que não é única. Também em Portugal há um caso em que a herança foi entregue de uma forma pouco convencional. Leia estas histórias invulgares na FORBES.

📻 A OUVIR

A The Eras Tour, da cantora norte-americana Taylor Swift, será a primeira do mundo a arrecadar mil milhões de dólares (cerca de 915 mil milhões de euros).

🎥 A VER

Em exclusivo à FORBES, a atriz Rita Pereira fala de como foi a preparação da personagem que interpreta em “Dona Beja”, uma série de época (1830). A atriz explica que teve aulas de história, aulas de maneiras e costumes, aulas de bordado da época, aulas de dança e fonoaudiologia para conseguir encontrar um sotaque luso-brasileiro adequado à história de vida da personagem: “Foi um mar de aprendizagem fantástico”, diz Rita Pereira.

🍲 A SABOREAR

O Turismo de Portugal investiu este ano cerca de 800 mil euros na promoção da gastronomia, a maior verba de sempre, e da qual metade será investida na primeira gala do guia Michelin exclusivamente portuguesa, anunciou uma responsável.

Bom fim de semana e Bom Natal!

Mais Artigos