Saiba quais são os 25 melhores países para a reforma em 2024 (e Portugal está fora do top)

Desde que foi adotado na Alemanha, em 1881, o primeiro sistema de reforma que a maioria dos países aplicam uma idade mínima para obter os tão esperados benefícios para quem passou uma vida inteira a trabalhar.   O relatório Global Retirement Index, realizado pela companhia Natixis, analisou 44 nações segundo as suas capacidades de oferecerem…
ebenhack/AP
Noruega é o país que lidera o ranking daqueles que oferecem melhores condições para a reforma, seguido da Suíça e da Islândia. Portugal aparece na 29º posição, acima da Espanha, que pontua na 37ª.
Listas

Desde que foi adotado na Alemanha, em 1881, o primeiro sistema de reforma que a maioria dos países aplicam uma idade mínima para obter os tão esperados benefícios para quem passou uma vida inteira a trabalhar.  

O relatório Global Retirement Index, realizado pela companhia Natixis, analisou 44 nações segundo as suas capacidades de oferecerem melhores condições para a reforma, através da pontuação, num máximo de 100, em quatro categorias. São elas: Saúde, Qualidade de vida, Bem Estar material e Finanças na reforma.

Segundo este estudo, analisado à lupa pelo site Visual Capitalist, a Noruega é o país com melhores condições para a reforma dos seus habitantes, já que pontua muito bem na Saúde e no Bem-estar material. Este foi um país cuja esperança média de vida melhorou durante a pandemia, estando agora nos 83,3 anos, uma das mais altas do mundo. Contrariamente, países como o Canadá, Áustria e Estados Unidos viram a sua esperança média de vida cair.

Portugal não aparece no top 25, mas está logo abaixo na 29ª posição, atrás da Itália, em 28º. A Espanha está em 37º lugar, mesmo a seguir à Grécia, que pontua em 36º.

Os países que se seguem na lista são a Suíça, a Islândia e a Irlanda. A Austrália, em sétima posição é o primeiro país do ranking fora da Europa. A França, fora do top 20, é um dos países que está a tentar aumentar a idade da reforma, uma necessidade que vários outros países estão a sentir igualmente, para manter a força de trabalho e para que haja maiores contribuições para os seus sistemas de segurança social.

Portugal não aparece no top 25, mas está logo abaixo na 29ª posição, atrás da Itália, em 28º. A Espanha está em 37º lugar, mesmo a seguir à Grécia, que pontua em 36º. De ressalvar que países como a Eslovénia, a Estónia e a República Checa estão situada no Top 25, apresentando um ambiente para a reforma melhor do que o de Portugal.

Conheça a seguir o top 25:

1 – Noruega

2 – Suíça

3 – Islândia

4 – Irlanda

5 – Luxemburgo

6 – Países Baixos

7 – Austrália

8 – Nova Zelândia

9 – Alemanha

10 – Dinamarca

11 – Áustria

12 – Canadá

13 – Finlândia

14 – Suécia

15 – Eslovénia

16 – Reino Unido

17- Israel

18 – República Checa

19 – Bélgica

20 – Estados Unidos

21 – Coreia do Sul

22 – Malta

23- França

24 – Japão

25 – Estónia

(29 – Portugal)

(37 – Espanha)

Mais Artigos