Nelson Galhofo destaca-se no mercado imobiliário português

Com uma abordagem centrada nas pessoas, para Nelson existe um cuidado especial no trato com o outro: cada consultor e cliente é reconhecido como um indivíduo e não como “um meio para atingir um fim”. Atualmente no GRUPO REMAX MUST a liderar uma equipa de consultores imobiliários - GALHOFO CONSULTORES -, nos últimos anos, o…
ebenhack/AP
Com apenas 24 anos, Nelson é uma referência no setor imobiliário: capacidade de liderança, empatia e disponibilidade fazem a diferença no momento do negócio.
Forbes LAB Imobiliário

Com uma abordagem centrada nas pessoas, para Nelson existe um cuidado especial no trato com o outro: cada consultor e cliente é reconhecido como um indivíduo e não como “um meio para atingir um fim”. Atualmente no GRUPO REMAX MUST a liderar uma equipa de consultores imobiliários – GALHOFO CONSULTORES -, nos últimos anos, o jovem de 24 anos tem sido reconhecido como uma nova promessa no setor. Mas, nem sempre foi assim.

Do desporto aos negócios

Foi com 19 anos, depois de 17 anos como atleta profissional de andebol, ao serviço do Benfica e Belenenses, entre outros clubes portugueses – onde se sagrou campeão nacional, pelo Ginásio Clube do Sul -, e promotor de estabelecimentos noturnos, que surgiu a oportunidade de juntar-se a uma equipa de consultores imobiliários.

“Comecei por ganhar 25 cêntimos por pessoa que conseguia mobilizar”, recorda ao explicar que aprendeu lições valiosas no período em que trabalhou na promoção e produção de eventos noturnos que “chegaram a faturar milhares de euros”.

Reconhece que tem uma “capacidade tremenda de transformar desafios em oportunidades” que veio a tornar-se muito útil quando, aos 19 anos, deu o salto para o mercado imobiliário com “uma mão à frente e outra atrás, sem qualquer conhecimento na área”.

Cinco anos volvidos, atribui o seu sucesso não só à “abordagem única e disruptiva” que influencia o seu estilo de liderança entre os seus pares e dentro da sua equipa, como a duas grandes referências familiares: o avô Nelson e o avô João. Além de terem sido figuras incontornáveis no seu percurso, são ambos uma fonte de inspiração quanto à capacidade de liderança, a nível pessoal e profissional.  “Acredito na importância de tratar os outros com dignidade e respeito”, remata.

Um estilo de liderança próximo e empático

“Acabei de desligar uma chamada, onde discuti a criação de um novo departamento dentro da GALHOFO CONSULTORES, demonstrando mais uma vez, o meu compromisso em estar presente e acessível para minha equipa, mesmo fora do horário tradicional”, partilha quando surge o tema da flexibilidade de horários, como uma ferramenta essencial de liderança.

Para Nelson, trata-se de muito mais do que uma simples conveniência, “é uma filosofia de vida que adoto para garantir o sucesso e o bem-estar da minha equipa”: para o consultor imobiliário “estar sempre disponível, independentemente do horário, é uma parte fundamental da minha abordagem de liderança”.

Se por um lado reconhece que se trata de uma “abordagem não convencional que pode parecer exigente”, por outro, comenta que esta atitude ajuda-o a sentir-se realizado: “ver minha equipa alcançar objetivos é a maior recompensa que posso receber como líder”, remata.

São vários os fatores determinantes que levam ao aperto de mão final, sinalizando um negócio bem sucedido, e – no mercado imobiliário -, quase todos eles dependem do trabalho em equipa em prol do cliente. “Quando os agentes imobiliários, assistentes e outros profissionais se unem em torno de um objetivo comum, como fechar um negócio importante ou superar desafios do mercado, podem alcançar resultados que seriam difíceis de alcançar individualmente”, explica. Segundo Galhofo, neste setor “o trabalho em equipa pode ser a linha que separa o sucesso do fracasso”, daí considerar imprescindível fomentar a coesão e colaboração de uma equipa, através da comunicação eficaz, confiança mútua, respeito e liderança. “O primeiro passo nessa jornada é estabelecer-se como um líder” empático: “a empatia é uma qualidade extraordinariamente importante para liderar uma equipa de sucesso”, termina.

Acompanhamento do cliente é chave do negócio

Nelson Galhofo não é de meias medidas quando se trata dos seus clientes, e reconhece que adota “uma filosofia direta e ética nos seus negócios, onde a sinceridade é a pedra angular de todas as interações”. Para o português, na indústria imobiliária ter uma abordagem transparente e honesta é fundamental para estabelecer confiança e credibilidade com os seus clientes.

Existem vários pontos que pautam a atuação do Nelson, como líder de equipa, e dos consultores que coordena e é perentório quando diz que não se envolve em “artimanhas ou falsas promessas”. Em vez disso, prefere oferecer aos seus clientes “uma visão clara e precisa do mercado imobiliário, independentemente de seu nível de investimento. Seja um cliente com vastos recursos financeiros ou um, com um orçamento mais modesto”, compromete-se a fornecer informações precisas para auxiliá-los em todas as decisões.

Cada negócio, uma história: 300 vendidos individualmente, e 375 vendidos em equipa, recorda que já teve de lidar com clientes em situações frágeis, que corriam o risco de perder as suas casas, ou momentos mais felizes como apoiar a realização de grandes negócios com investidores imobiliários, como jogadores de futebol.

O futuro é incerto mas Nelson Galhofo sabe que quer estar entre os melhores.

Mais Artigos