Lamborghini apresenta superdesportivo Temerario: o sucessor do Huracán é agora híbrido

A Automobili Lamborghini revelou o Temerario, o novo superdesportivo híbrido com motor V8 biturbo da marca italiana, no evento The Quail, na Califórnia. Sucessor do Huracán, o Temerario é um superdesportivo com uma potência total de 920 cv, atingindo uma velocidade máxima superior a 340 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 2,7…
ebenhack/AP
Com o superdesportivo Temerario, agora revelado, a Lamborghini torna-se a primeira marca de automóveis de luxo a incorporar tecnologia híbrida em toda a gama. O elétrico só virá no final da década.
Forbes Life

A Automobili Lamborghini revelou o Temerario, o novo superdesportivo híbrido com motor V8 biturbo da marca italiana, no evento The Quail, na Califórnia.

Sucessor do Huracán, o Temerario é um superdesportivo com uma potência total de 920 cv, atingindo uma velocidade máxima superior a 340 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.

Com 1.715 kg de peso (passíveis de serem reduzidos para os 1.690 kg numa versão de pista), o Temerario é o segundo Lamborghini High Performance Electrified Vehicle (HPEV) e o terceiro passo na estratégia de eletrificação da marca, completando a adaptação híbrida de toda a gama da Lamborghini, depois do Revuelto e do Urus SE.

O Temerario substitui o Lamborghini Huracán, o superdesportivo lançado em 2014 e o mais vendido na história da marca.

O construtor italiano despede-se, assim, do V10 de 5,2 litros, abraçando neste Temerario um V8 biturbo 4,0 litros, auxiliado por três motores elétricos. Um dos motores elétricos está colocado entre a cambota do motor e a caixa de velocidades (que é de dupla embraiagem e oito relações). Os outros dois motores elétricos estão no eixo dianteiro, cada um dos dois com uma potência contínua de 60 kW (82 cv).

Dos 920 cv totais do Temerario, 800 cv provêm do motor a gasolina, sendo atingidos entre as 9000-9750 rpm. Os restantes cavalos são da responsabilidade dos motores elétricos que se destinam a garantir disponibilidade de potência a baixas rotações, dando tempo para a entrada em ação do “poder de fogo” do V8 a gasolina e dos seus dois turbos, eliminando, assim, o turbo lag.

“Cada novo Lamborghini deve superar os seus antecessores em termos de performance” – Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini

O emblema destaca o facto de o Temerario ser o primeiro e único motor superdesportivo de um veículo de série capaz de atingir as 10.000 rpm: um feito normalmente alcançado apenas no desporto motorizado.

“Com o Temerario, superámos as nossas expectativas sobre o que um desportivo de motor central pode ser em performance e design”, disse Winkelmann. “O Temerario completa o próximo capítulo do nosso plano Direzione Cor Tauri ao tornar toda a gama de automóveis híbrida, enquanto continuamos a desenvolver o nosso modelo totalmente elétrico, que será lançado no final da década.”

Além do Temerario, a gama de híbridos esteve em destaque no evento automóvel anual The Quail, incluindo o Revuelto (motor V12 de 6,5 litros, com 1.015 cv e velocidade máxima de 350 km/h) e o SUV Urus SE (motor V8 biturbo de 4 litros, com uma potência total de 800 cv e velocidade máxima de 312 km/h).

O Temerario chegará aos mercados no final do ano e embora não haja preços, estimamos que o modelo poderá custar perto de 400 mil euros. Quanto ao Lamborghini elétrico, ainda teremos de esperar mais meia dúzia de anos.

Mais Artigos