Depois de uma participação mais tímida nos Jogos Olímpicos de Paris, Portugal voltou a conquistar medalhas na canoagem. Ao todo foram seis medalhas conquistadas pelos atletas da seleção portuguesa nos Mundiais da modalidade que decorreram em Samarcanda, no Uzbequistão.
Portugal traz para casa a medalha de bronze em K4 500 metros, com Teresa Portela, Fernando Pimenta, Messias Baptista e Francisca Laia.
O quarteto português completou a prova em 01.26,320 minutos, terminando no último lugar do pódio, atrás dos bielorrussos Nadzeya Kushner, Volha Khudzenka, Uladzislau Kravets e Dzmitry Natynchyk, campeões mundiais (01.24,097), e dos húngaros Laura Ujfalvi, Emese Kohalmi, Mark Opavszky e Gagely Balogh, segundos colocados (01.25,731).
A comitiva portuguesa somava, até esta manhã cinco medalhas nos Mundiais de Samarcanda, duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
No sábado, Teresa Portela e Messias Baptista venceram o ouro em K2 500 misto e, hoje, já tinha sido alcançado um ouro em K1 200, por Messias Baptista, e duas pratas, em K1 500, com Fernando Pimenta, e em K2 200 feminino, por Teresa Portela e Francisca Laia.
A sexta medalha portuguesa foi conseguida na final de K1 5000 masculino, na qual, Fernando Pimenta arrecadou o segundo lugar e a respetiva medalha de prata. Depois do desaire nos Jogos Olímpicos, onde o atleta minhoto falhou a conquista de uma medalha, agora saiu do Uzbequistão com uma classificação importante, com este segundo lugar no mundial de canoagem de distâncias não olímpicas.
Com Lusa