A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) lançou o segundo volume da coleção “Obras de Mário Soares”, com o título A História Contada à jornalista Maria João Avillez. A obra, dividida em dois tomos, “Ditadura e Revolução” e “Democracia. O Presidente”, foi apresentada por Teresa Patrício Gouveia na Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta nova edição reaviva a entrevista conduzida por Maria João Avillez, que foi originalmente publicada na década de 1990. O primeiro tomo retrata os primeiros cinquenta anos de Mário Soares, durante o Estado Novo e o 25 de Abril. O segundo acompanha o seu papel na consolidação da democracia portuguesa, onde foi primeiro-ministro, líder da oposição e Presidente da República.
A obra inclui um prefácio da jornalista, um ensaio inédito do historiador David Castaño, e um dicionário biográfico de eventos, atualizado por Pedro Marques Gomes e Teresa Leitão. Maria João Avillez considera a escolha desta obra para a coleção como “um grande orgulho” e destaca a importância da leitura para compreender o papel de Soares na história portuguesa.
Duarte Azinheira, da INCM, sublinha o caráter monumental do livro, que “continua a coleção ‘Obras de Mário Soares'”, descrevendo-o como um trabalho essencial para preservar a memória e o percurso democrático de Portugal. A coleção baseia-se em mais de dois milhões de documentos do arquivo de Soares, muitos deles inéditos.
José Manuel dos Santos, coordenador da coleção e antigo assessor de Soares, destaca a importância destes volumes para a compreensão da figura e legado do antigo Presidente, referindo que a escrita e a política foram inseparáveis na sua vida.