Stellantis anuncia que Carlos Tavares vai reformar-se em 2026

O construtor automóvel Stellantis anunciou que o presidente executivo, o português Carlos Tavares, vai sair do grupo e reformar-se em 2026, confirmando, assim, as expectativas existentes. O responsável português tinha já indicado em outubro, durante uma visita à fábrica histórica da Peugeot em Sochaux (leste de França), que podia reformar-se em janeiro de 2026. "Em…
ebenhack/AP
Em janeiro de 2026, Carlos Tavares conclui o seu mandato à frente da Stellantis, que agrupa 14 marcas automóveis. O português reforma-se nessa altura e o fabricante já procura sucessor.
Líderes

O construtor automóvel Stellantis anunciou que o presidente executivo, o português Carlos Tavares, vai sair do grupo e reformar-se em 2026, confirmando, assim, as expectativas existentes.

O responsável português tinha já indicado em outubro, durante uma visita à fábrica histórica da Peugeot em Sochaux (leste de França), que podia reformar-se em janeiro de 2026.

“Em 2026, a pessoa que responde às vossas perguntas terá 68 anos, o que é uma idade razoável para se reformar. É essa a opção”, disse aos jornalistas.

A empresa acrescentou já ter dado formalmente início à escolha de sucessor, tarefa atribuída a um comité especial do Conselho de Administração presidido por John Elkann, num processo que deverá estar concluído no quarto trimestre do próximo ano.

O grupo, que integra 14 marcas, como Peugeot, Citroën, Fiat, Dodge e Opel, anunciou um lucro recorde em 2023 de 18,6 mil milhões de euros, um aumento de 11% em termos homólogos. O seu volume de negócios aproximou-se de 190 mil milhões de euros.

A Stellantis indicou ainda, em comunicado, uma série de mudanças nos quadros superiores do grupo com efeito imediato.

A Stellantis resultou da fusão da Peugeot-Citroën e da Fiat-Chrysler em 2021. Abrange 14 marcas automóveis.

“Para impulsionar a simplificação e melhorar o desempenho organizacional num ambiente global turbulento”, a Stellantis anunciou também mudanças nas equipas de gestão, com efeito imediato, sob a liderança do CEO Carlos Tavares, “para redobrar o foco da empresa nas suas principais prioridades comerciais e enfrentar de frente os desafios globais que a indústria enfrenta”.

Antonio Filosa é nomeado Diretor de Operações da América do Norte, para além do seu papel como CEO da marca Jeep, sucedendo a Carlos Zarlenga, cuja próxima posição será objeto de um anúncio posterior.

Jean-Philippe Imparato é nomeado diretor de operações da Europa alargada, para além do seu cargo de diretor executivo da Pro One, sucedendo a Uwe Hochgeschurtz, que deixará a empresa. Com quase 34 anos de experiência em marcas, unidades de negócio e gestão de redes comerciais com a empresa, Jean-Philippe reforçará o desempenho comercial da região durante o período crítico da transição energética, com especial incidência nas vendas.

Doug Ostermann é nomeado Diretor Financeiro, sucedendo a Natalie Knight, que deixará a empresa. Doug tem mais de 19 anos de experiência em finanças em três grupos internacionais, incluindo Stellantis e outro OEM, e foi anteriormente Diretor de Operações da Stellantis China.

Gregoire Olivier é nomeado Diretor de Operações para a China e continua a ser o Oficial de Ligação com a marca Leapmotor, tirando partido do seu conhecimento especializado e da sua experiência no mercado chinês.

Santo Ficili é nomeado CEO da Maserati e da Alfa Romeo e membro da Equipa Executiva de Topo. O próximo cargo de Davide Grasso, até aqui CEO da Maserati, será objeto de um novo anúncio.

Mais Artigos