Pode ter nascido numa família de milionários, mas não deixou, mesmo assim de ser empreendedora e seguir o seu próprio caminho. Luísa Amorim, a filha mais nova de Américo Amorim, enveredou pela área da produção de vitivinícola e pelo enoturismo, tornando-se numa das Mais Poderosas de Portugal, segundo a lista da Forbes Portugal, agora em banca.
A empresária tem como formação de base a Direção Hoteleira, curso realizado no Estoril e no Porto, e o curso de Marketing, feito no Porto e nos Estados Unidos. Tem ainda formações na área de Gestão de Empresas e Finanças.
Com um total de 70 pontos, Luísa Amorim lidera a lista na categoria de Turismo, Hotelaria, e Vinhos, do ranking anual da revista Forbes Portugal, as Portuguesas Mais Poderosas nos Negócios.
Quando o grupo familiar adquiriu a Burmester em 1999, estudava ainda Marketing nos Estados Unidos e acabou por entrar nesta empresa em 2000, para reorganizar os canais de distribuição e o marketing da mesma. Em 2005, o grupo Amorim vendeu a Burmester e ficou com a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, assumindo assim a gestora os destinos do empreendimento.
Luísa Amorim: a aposta ganha na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Esta quinta tem vindo, pois, a tornar-se uma das referências na produção de vinhos no Douro. Integrada na rede Relais e Châteaux, abriu o seu primeiro hotel vínico na região e recebe cerca de 150 visitantes por dia. Apresenta um inovador projeto de enoturismo, com uma adega reabilitada, uma loja e um SPA. A renovação foi assinada pelo arquiteto Arnaldo Barbosa.
Mais tarde, a empresária alargou a sua atividade vinícola para o Dão, com o investimento na Quinta da Taboadella. O Alentejo é agora uma das suas principais apostas pessoais, tendo, em 2017, recuperado uma herdade da família, composta por um monte antigo, uma adega e tendo aí plantado uma vinha. Trata-se da Herdade da Aldeia de Cima, situada na Serra do Meandro, no concelho de Portel e próximo da Vidigueira. A nível pessoal, assume-se como uma pessoa de família, muito ligada às filhas e ao marido, Francisco Rêgo, com quem partilha a paixão pela viticultura.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.