Nascida em 1952, Leonor Freitas, CEO da Casa Ermelinda Freitas, é hoje uma incontornável figura dos negócios em Portugal. E dá rosto à força feminina à frente de indústrias anteriormente consideradas mais masculinas, nas quais era mais difícil vingar. Diz mesmo que a empresa, fundada há mais de 100 anos pela sua família, conta uma história construída por mulheres de carácter forte e de espirito vencedor.
Pela sua mão, a Casa Ermelinda Freitas tem crescido a bom ritmo desde os anos 90, altura em que, pela morte do seu pai, tomou a rédeas do negócio. Situada na zona de Palmela, a Casa Ermelinda Freitas produz atualmente cerca de 8 milhões de garrafas de vinho ao ano, e exporta mais de 35% da sua produção.
A revista Forbes Portugal destacou a empresária portuguesa, Leonor Freitas, mais uma vez, como uma das Mais Poderosas nos Negócios, na lista de 2024, na edição agora em banca.
Licenciada em Serviço Social, Leonor Freitas trabalhou para o Estado e, antes de agarrar o negócio da família, esteve ligada a diversos projetos sociais. Foram 20 anos passados na área da prevenção de alcoolismo, da toxidependência, que a deixaram mais bem preparada para enfrentar os desafios do negócio.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.