Cláudia Azevedo, a mais poderosa da Distribuição

Belmiro de Azevedo, um dos selfmade man mais emblemáticos de Portugal, deixou aos seus três filhos uma fortuna sustentada no império que construiu a partir de uma empresa industrial, a Sonae – Sociedade Nacional de Estratificados. Paulo, Nuno e Cláudia Azevedo estão os três ligados aos negócios da família, já bastante diversificados, sendo que chegou…
ebenhack/AP
Com 85 pontos Cláudia Azevedo, CEO e acionista da Sonae, está mais uma vez na segunda posição da lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Lidera a categoria de Distribuição e Retalho.
Líderes

Belmiro de Azevedo, um dos selfmade man mais emblemáticos de Portugal, deixou aos seus três filhos uma fortuna sustentada no império que construiu a partir de uma empresa industrial, a Sonae – Sociedade Nacional de Estratificados. Paulo, Nuno e Cláudia Azevedo estão os três ligados aos negócios da família, já bastante diversificados, sendo que chegou agora a vez da filha mais nova – de quem Belmiro de Azevedo dizia ser a mais parecida consigo – gerir a Sonae, tendo assumido o cargo de CEO em 2018.

Cláudia Azevedo, a filha mais nova, está mais uma vez presente na lista da mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, da revista Forbes Portugal, liderando a categoria da Distribuição e Retalho. Com 85 pontos ocupa ainda a segunda posição da lista geral, tal como já aconteceu na edição de 2023.

Cláudia Azevedo está mais uma vez na segunda posição da lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios, e lidera a categoria de Distribuição e Retalho.

Claúdia assumiu a gestão com coragem e resiliência, impregnando o grupo com o seu estilo, e traçou caminhos claros para o futuro da companhia, como foi a aposta na sustentabilidade, na tecnologia, e na digitalização. Decidiu também rodear-se de mais mulher na liderança. A empresa, que em 2023 atingiu os 40% de paridade de género, definiu que, até 2026, 46% das posições de liderança no grupo serão ocupadas por mulheres.

A empresa alcançou uma pontuação de 85,5% no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), – um crescimento de 7,7 pontos base -, índice que distingue as boas práticas na promoção da igualdade de género, sendo que a média mundial é de 72,9%.

A estratégia da gestora está a dar bons frutos

Licenciada em Gestão e com um MBA realizado no INSEAD, é ainda administradora de várias empresas do grupo. As suas opções estratégicas na liderança da Sonae parecem estar a dar frutos: o volume de negócios do grupo cresceu 9,2%, em 2023, alcançando os 8,4 mil milhões de euros de faturação, em boa parte motivado pelo crescimento das vendas da MC, dona da cadeia de supermercados Continente.

A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.

Mais Artigos