Paula Amorim mantém-se no pódio das mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Na lista de 2024 da Forbes Portugal a empresária alcançou os 86 pontos, o que lhe atribui o primeiro lugar do ranking geral e, claro, o da categoria da Energia, na qual foi incluída este ano.
Com 53 anos, a filha mais velha de Américo Amorim continua a dar cartas no mundo dos negócios, não ficando na sombra da fortuna conquistada pelo pai. É atualmente presidente do Conselho de Administração da Galp, mas lidera ainda negócios próprios na área do luxo. Paula, a sua mãe Maria Fernanda Amorim, e as suas irmãs, Marta e Luísa, partilham uma fortuna calculada em cerca de 6,4 mil milhões de dólares (cerca de 5,9 mil milhões de euros), segundo a Forbes Internacional, tornando-as na família mais rica do país.
Com um total de 86 pontos, Paula Amorim lidera, pelo segundo ano consecutivo, a lista da mulheres mais Poderosas nos Negócios em Portugal. Na edição de 20024, organizada por categorias, destaca-se na de Energia.
Nascida no Porto, Paula enveredou pelo curso de Gestão Imobiliária, na Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI), mas depressa foi atraída para os negócios da família. Começou precisamente pela área imobiliária, com a qual mais se identificava. Chegou à presidência da Galp através da participação que a Amorim Energia tem nesta empresa em 2016, mas já antes fundada o seu próprio negócio.
Foi em 2005 que nasceu a Amorim Fashion, inicialmente com a aquisição da Fashion Clinic e cinco anos mais tarde surgiu o Grupo Amorim Luxury, acumulando, entre outras marcas de luxo, o franchising da Gucci e a marca Tom Ford, entretanto vendida à Estée Lauder.
A criação da marca de luxo JNcQuoi
Em 2017, a empresária, mãe de três filhos, criou uma nova marca de luxo: a JNcQuoi, primeiro para a área da restauração – já com sete espaços abertos – e que acabou por se estender à hotelaria. Paula Amorim é também proprietária da Herdade da Comporta, com o sócio francês Claude Berda, dono da Vanguard Properties.
Paula valoriza a carreira das mulheres e afirma ”fui presidente da Galp com 46 anos, o que é inédito no setor da energia, pois todos os antecessores eram homens acima dos 70 anos”. O conselho de administração da Galp – apesar de as quotas serem uma exigência legal para as empresas cotadas – já tem sete mulheres, tendo entrado recentemente mais uma, a nova country manager do Brasil, Paula Pereira da Silva.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.