Para celebrar o dia Mundial da Poupança trago-lhe 6 formas práticas de conseguir poupar dinheiro no seu dia a dia, que pode aplicar já hoje.
Os seus comportamentos diários têm um impacto maior do que imagina nas suas finanças, e as pequenas mudanças que lhe apresento, podem mesmo fazer a diferença.
1 – Leve comida de casa
Se precisa de cortar gastos do seu orçamento, comece pela alimentação. Leve a sua própria comida para o trabalho e poupe dinheiro todos os meses enquanto contribui para uma alimentação mais saudável. Ao levar de casa comida para si e para os seus filhos, evita gastos desnecessários em cafés e restaurantes.
2 – Evite as idas ao supermercado ao final do dia
É uma péssima ideia juntar uma ida ao supermercado no fim do dia, quando o cansaço e a falta de paciência são maiores. Opte por definir um momento da sua semana, de preferência calmo, para tratar das compras para a semana inteira. Leve uma lista do que precisa para cozinhar as suas refeições e compre apenas o que precisa. Uma ida eficaz ao supermercado vai fazê-lo poupar muito dinheiro no final do mês.
3 – Construa um orçamento
Aproveite que é final do mês, e construa o seu orçamento para o mês seguinte. Liste todos os seus rendimentos e despesas para perceber quanto dinheiro lhe sobra para poupar e gastar em coisas que gosta de fazer. Depois, com o que sobrou, planeie então onde o quer gastar consoante as suas prioridades e interesses. Ao criar um orçamento vai conseguir construir um estilo de vida equilibrado porque sabe exatamente, com base no seu rendimento, que dinheiro pode gastar no mês e onde é que o vai gastar.
4 – Registe as suas despesas
Depois de ter o seu orçamento mensal construído, registe as suas despesas para conseguir saber se está a cumprir com o orçamento que definiu e conseguir ajustar os seus comportamentos ao longo do mês. Registar as suas despesas ajuda-o a visualizar onde está a gastar o seu dinheiro e pode mesmo ajudá-lo a alterar alguns dos seus comportamentos.
5 – Tenha momentos de lazer mais económicos
Sair para uma caminhada não custa dinheiro nenhum. Visitar exposições e museus gratuitos também não, e um filme e umas pipocas em casa são mais baratas que uma ida ao cinema. Lembre-se também que pode trocar um jantar fora com amigos, por um jantar em casa, ou um almoço no restaurante por um piquenique no parque. Para poupar dinheiro durante a sua semana, pense sempre em trocas mais económicas que pode fazer nos seus programas de lazer.
6 – Organize melhor as suas rotinas
A organização é a melhor amiga da poupança, e ao implementar rotinas mais eficientes vai conseguir poupar muito dinheiro (e tempo) todos os meses. Defina um dia da semana para deixar preparadas algumas refeições, levante-se mais cedo para tomar o pequeno almoço em casa e organize melhor os seus dias para não ter de andar para trás e para a frente em deslocações. Pequenos gestos vão fazer a diferença.
Lembre-se que as suas decisões diárias têm um grande impacto na sua vida financeira. Cabe-lhe a si mudar algumas rotinas para conseguir uma folga maior no seu orçamento.
Catarina Brandão,
Autora do livro “Tenha mais dinheiro na carteira” e criadora do projeto Cat Poupança