Vinhos do terroir do Douro: um legado familiar

Fundada em 1985, a Carlos Alonso Douro Wine Company é uma empresa familiar inde­pendente, sediada no coração da região vitivinícola mais antiga do mundo. O profun­do conhecimento do Douro do seu fundador, o seu saber e capacidade para cultivar as suas vinhas de forma a obter as melhores uvas para produzir vinho, bem como o…
ebenhack/AP
Nos aromas e sabores de cada vinho da empresa são contadas estórias das suas vinhas.
Forbes LAB

Fundada em 1985, a Carlos Alonso Douro Wine Company é uma empresa familiar inde­pendente, sediada no coração da região vitivinícola mais antiga do mundo. O profun­do conhecimento do Douro do seu fundador, o seu saber e capacidade para cultivar as suas vinhas de forma a obter as melhores uvas para produzir vinho, bem como o respeito pela tradição, ética e responsabilidade definem a forma de gerir desta em­presa.

“Sendo a minha família oriun­da do Douro, tanto do lado mater­no como do lado paterno, e como a viticultura está nas nossas raízes, sempre pretendi, com tudo o que fiz até agora e ainda faço na em­presa, homenagear o Douro e as minhas origens”, defende Carlos Alonso. A sua empresa fica no dis­trito de Vila Real, na sub-região do Cima Corgo, no Vale do Douro e as suas propriedades perfazem um total de 100 hectares, dos quais 80 hectares de vinha, distribuída pe­las Quintas do Vale de Cabra e do Amor, em Alijó, e da Castainça, em Castedo do Douro.

As principais castas plantadas são as tintas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, e brancas Viosinho, Có­dega do Larinho, Malvasia Fina, Gouveio Real, Arinto e Moscatel Galego Branco. Para Carlos Alon­so, são a alma dos vinhos que colo­ca no mercado, castas autóctones durienses bem-adaptadas ao ter­roir, “que representam séculos de tradição vitivinícola e contribuem para que haja, hoje, uma herança enológica inestimável de um terri­tório tão distinto como é o durien­se”. É isso que o produtor procura fazer reflectir nos vinhos que colo­ca no mercado com as marcas Pia­no, a principal desta casa, Castello de Numão, Red Velvet e Quintela, o Moscatel Anna Alonso e os vinhos do Porto Peace & Love. A sua qua­lidade tem sido distinguida, ao longo dos anos, em concursos in­ternacionais como International Wine Challenge, no Reino Unido, China Wine & Spirits Awards, Chi­na, ou o Berliner Wein Trophy, na Alemanha, entre outros. Destaque para a Medalha de Ouro dada ao Piano Reserva Tinto pela Decanter World Wine Awards em 2023.

Mais Artigos