Instalado no icónico Palácio Valadares – um edifício de séculos que preserva as paredes da Muralha Fernandina e o charme da arquitetura dos séculos XVII e XVIII –, o espaço transcende o conceito do já famoso e consolidado restaurante Sacramento do Chiado. O novo espaço é um convite a experiências gastronómicas e culturais, onde a história encontra o contemporâneo num ambiente de puro charme.
Hugo Landeiro, que começou sua carreira no próprio Sacramento aos 18 anos, descreve o lugar como “especial”, o que explica o carinho e a dedicação que dedica a este novo conceito. “Este projeto é muito mais do que um restaurante para mim; é um espaço onde, por um lado, honro a tradição da cozinha portuguesa e, por outro, inovo na maneira de acolher os nossos clientes. Queremos que cada visita seja memorável, que este seja o lugar onde as pessoas criem boas histórias”, afirma o chef.
O Club Sacramento integra-se no conjunto do espaço que está espelhado em três áreas distintas: restaurante, esplanada e bar. Cada uma delas foi pensada para proporcionar uma experiência única, seja para uma refeição romântica, um cocktail ao final da tarde, ou uma pausa tranquila para um café. O restaurante é o local ideal para quem aprecia a gastronomia portuguesa, com um toque de exclusividade nos pratos mais clássicos, como o arroz de polvo e o bacalhau com broa, que carregam uma tradição de 20 anos.
“Queremos que cada visita seja memorável, que este seja o lugar onde as pessoas criem boas histórias”, afirma o chef.
Um dos destaques no novo menu do Club Sacramento é o “Bife à Club”, um bife português com um molho criado pela equipa liderada por Hugo Landeiro. “Este prato será o ex-libris da casa; é um prato robusto, pensado para ser inesquecível”, explica.
Além da experiência culinária, o Club Sacramento também promete uma viagem no tempo com a sua decoração. Inspirada na atmosfera das discotecas italianas dos anos 70 e 80, o ambiente é decorado com sofás de veludo, cadeiras senhoritas, e cortinas espessas que evocam um estilo quase burlesco. “Queríamos que o espaço tivesse um toque romântico e acolhedor, que fosse um lugar onde as pessoas quisessem estar, não só para jantar, mas também para ficar, conversar e até dançar”, diz Landeiro.

O bar, que se mantém com uma cozinha aberta até à uma da manhã, é um dos pontos altos da proposta do Club Sacramento, algo raro na capital. “Em Lisboa, sentimos falta de lugares onde podemos desfrutar de uma refeição mais tarde, ou continuar a noite com um bom cocktail e boa música. Este espaço é, na verdade, uma resposta a essa necessidade”, explica o chef, destacando a importância de atrair o público português de volta ao Chiado. “O Club é pensado para quem procura um espaço elegante e descontraído, para o público acima dos 30 anos, que sente que a cidade perdeu um pouco do seu encanto original. Queremos que os lisboetas voltem ao Chiado.”
Música ao vivo e DJs
Como parte da programação, o bar terá música ao vivo e DJs nos finais de semana, com espetáculos às 19h, um horário pensado especialmente para quem quer aproveitar o fim de tarde de forma descontraída. “Achámos interessante oferecer uma experiência para quem janta mais cedo, como os turistas, mas também para os lisboetas que procuram algo mais intimista. Será uma espécie de ‘welcome drink’ para quem chega ao restaurante”, comenta Landeiro. Entre os cocktails, destaca-se a criação da casa, os “7 Sacramentos”, uma seleção única que promete surpreender até os paladares mais exigentes.
Para Hugo Landeiro, o Sacramento não é apenas um restaurante, mas a materialização de uma visão. Cuida pessoalmente da cozinha e da criação dos pratos, e organiza sua rotina de maneira a equilibrar o Sacramento com outras áreas de negócio. “Eu trato cada espaço como um projeto de vida. A minha área é a cozinha, então eu desenvolvo as cartas e formo os gerentes para que os espaços funcionem bem sem que eu esteja presente todos os dias”, partilha Landeiro, que também lidera a empresa de congelados Cifra, a marca de produtos de higiene Higigroup e atua no mercado imobiliário.
O Sacramento abre oficialmente as portas ao público no próximo dia 28 de novembro.
O Sacramento, que abre oficialmente as portas ao público no próximo dia 28 de novembro, já começou a atrair curiosos com pequenas pré-aberturas para convidados. Estas sessões, como descreve Landeiro, têm sido uma oportunidade para “afinar” o espaço, acolhendo amigos e figuras da cultura para experimentar o ambiente e oferecer um feedback crítico. “Ontem, por exemplo tivemos aqui o Toy, que até cantou uma música. Estes momentos permitem-nos criar uma massa crítica antes de abrir, garantir que cada detalhe está perfeito para os nossos clientes”, conclui.
O Club Sacramento promete ser mais do que um local de refeições. É uma celebração da Lisboa histórica e contemporânea, onde os sabores e as histórias se misturam sob arcos antigos e luzes modernas, no coração da cidade.