Conheça as fortunas dos 10 maiores criptobilionários no mundo

A criptomoeda parece estar novamente a querer conquistar o mundo. Depois da vitória de Donald Trump nas recentes eleições norte-americanas, defensor desta indústria - Elon Musk é um dos maiores detentores do mundo de bitcoin, através do investimento da Tesla - as principais criptomoedas registaram ganhos significativos, tendo a bitcoin alcançado esta semana um marco…
ebenhack/AP
Com os ganhos significativos das criptomoedas nas últimas semanas, veja quais as fortunas atualizadas dos 10 empreendedores ligados ao setor no mundo. O fundador da Binance continua a liderar a lista.
Listas

A criptomoeda parece estar novamente a querer conquistar o mundo. Depois da vitória de Donald Trump nas recentes eleições norte-americanas, defensor desta indústria – Elon Musk é um dos maiores detentores do mundo de bitcoin, através do investimento da Tesla – as principais criptomoedas registaram ganhos significativos, tendo a bitcoin alcançado esta semana um marco histórico de 97.500 dólares (cerca de 93 mil euros).

A Ethrereum também beneficiou do ambiente favorável de recuperação e alcançou um pico de 3.300 dólares (cerca de 3.145 euros) por unidade. Quem mais acumula estes ativos, mais rico está neste momento. No entanto, há um limite para mineração destas moedas: segundo o sistema das criptomoedas só é possível, por exemplo, que haja 21 milhões de bitcoins em circulação, tendo já sido criadas cerca de 19 milhões – as restantes estão ainda por minerar.

A Forbes Portugal foi avaliar a evolução das fortunas dos maiores criptobilionários do mundo, tendo em conta a lista da Forbes Internacional publicada em março deste ano, fazendo a sua atualização aos valores desta semana.

Criador da Binance continua o mais rico dos criptobilionários

Assim, o criptobilionário mais rico do mundo continua a ser o fundador da Binance, plataforma de trading de criptomoeda Changpeng Zhao, personalidade que tem estado envolvida em problemas com a justiça e que teve de se afastar da gestão da plataforma, pelo menos durante três anos. No entanto a sua fortuna não sofreu sequer uma beliscadela, já que passou de 33 mil milhões de dólares (cerca de 31,5 mil milhões de euros), em março de 2024 – data em que era 50º homem mais rico do planeta -, para os 61,9 mil milhões de dólares (cerca de 59 mil milhões de euros), passando agora a ser o 24º da lista. A Binance continua a ser a maior plataforma de trading de cripotomoeda do mundo, tendo gerado cerca de 9 mil milhões de dólares (cerca de 8,6 mil milhões de euros) de receitas em 2023 e é também a maior detentora de criptomoeda do mundo, estimando-se que tenha cerca de 550 mil unidades de bitcoin.

Changpeng Zhao é fundador da plataforma de trading de criptomoeda Binance, e o criptobilionário mais rico do mundo. Foto/Forbes International

Em segunda posição está o bilionário Brian Armstrong, com uma fortuna total de 13,8 mil milhões de dólares (cerca de 13,1 mil milhões de euros), mas que tinha cerca de 11,2 mil milhões de dólares (cerca de 10,6 mil milhões de euros) em março último. O empresário é co-fundador e CEO da Coinbase Global, a maior plataforma norte-americana de negociação de criptomoeda, empresa cotada no Nasdaq, que nasceu em 2012 na cidade de S. Francisco. Brian Armstrong detém cerca de 19% das ações da companhia, que tem está a cotar a 320 dólares (305 euros) por ação.

Segue-se, no terceiro lugar, o empreendedor Michael Saylor, que ultrapassou o terceiro lugar de março último, Ginacarlo Devasini, um dos fundadores da Tether, que tinha então uma fortuna de 9,2 mil milhões de dólares (cerca de 8,8 milhões de euros) – e manteve o mesmo valor. Michael Saylor, que tinha uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros), possui agora uma parcela de 11,2 mil milhões de dólares (cerca de 10,7 mil milhões de euros), muito centrada na sua carteira de bitcoin. Fundador da MicroStrategy, anunciou a compra pessoal de 17.732 bitcoins então por 175 milhões de dólares (cerca de 167 milhões de euros).

Conheça a seguir a lista completa dos 10 criptobilionários que fazem parte do ranking anual dos mais ricos do mundo da Forbes Internacional:  

1 – Changpeng Zhao

Posição na lista mundial: 24

Valor da Fortuna: 61,9 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Binance

2 – Brian Armstrong

Posição na lista mundial: 163

Valor da Fortuna: 13,8 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Coinbase Global

3 – Michael Saylor

Posição na lista mundial: 207

Valor da Fortuna: 11,2 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Bitcoin

4 – Giancarlo Devasini

Posição na lista mundial: 289

Valor da Fortuna: 9,2 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Tether

5 – Chris Larsen

Posição na lista mundial: 707

Valor da Fortuna: 4,7 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Ripple

6 – Paolo Ardoino

Posição na lista mundial: 873

Valor da Fortuna: 3,9 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Tether

6 – Jean-Louis van der Velde

Posição na lista mundial: 874

Valor da Fortuna: 3,9 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Tether

7 – Fred Ehrsam

Posição na lista mundial: 976

Valor da Fortuna: 3,6 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Coinbase Global

8 – Jed McCaleb

Posição na lista mundial: 1194

Valor da Fortuna: 2,9 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Riple

9 – Cameron Winklevoss

Posição na lista mundial: 1260

Valor da Fortuna: 2,7 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Gemini

10 – Tyler Winklevoss

Posição na lista mundial: 1261

Valor da Fortuna: 2,7 mil milhões de dólares

Origem da riqueza: Gemini

Mais Artigos