A ViniPortugal, entidade que promove os vinhos portugueses no mercado externo, passou a integrar nas suas fileiras o segmento do Vinho do Porto. Isto porque, de acordo com o organismo liderado por Frederico Falcão, a AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto passou também a ser uma das suas associadas.
A justificar esta integração está o reforço da missão de promover o vinho português a nível global.
Em declarações à FORBES Portugal, o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, sublinha que a entrada da AEVP “apenas vem reforçar a importância de o sector estar mais unido, com uma natural preocupação de trabalhar mercados importantes para o Vinho do Porto”.
Questionado sobre o peso deste segmento nas vendas no exterior, Frederico Falcão detalhou que “até Novembro de 2024, o Vinho do Porto representou 31% das exportações nacionais de vinho”. Quanto aos mercados externos com maior procura destacou que, em valor, os principais, até Novembro, foram (por ordem): França, Estados Unidos, Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Canadá, Espanha e Suíça.
O presidente da Associação das Empresas de Vinho do Porto, António Filipe, refere em comunicado o agradecimento “a todos aqueles que possibilitaram que ao fim de quase duas décadas, a AEVP possa ser associada da ViniPortugal. Vemos, com entusiasmo, a possibilidade de trabalharmos em conjunto no sentido de continuarmos a construir um caminho de sucesso na internacionalização dos vinhos portugueses”.