Os incêndios florestais que se alastram por Los Angeles e que levaram à evacuação de cerca de 200 mil pessoas estão a levar as celebridades – muitas das quais perderam as suas casas ou foram forçadas a evacuar – a doar mantimentos e dinheiro para os esforços de socorro que ainda mal começaram, à medida que os incêndios se propagam.
No domingo, a Fundação BeyGOOD de Beyoncé disse que iria doar 2,5 milhões de dólares ao Fundo de Socorro aos Incêndios de L.A. para ajudar as pessoas de Altadena e Pasadena que perderam as suas casas, bem como para “igrejas e centros comunitários para responder às necessidades imediatas das pessoas afetadas pelos incêndios florestais”.
A atriz Eva Longoria disse que irá igualar os donativos à organização This is About Humanity até 50 mil dólares para ajudar os profissionais da linha da frente e as famílias afetadas.
O Príncipe Harry e Meghan Markle – que foram vistos a visitar os bombeiros que combatem o incêndio de Eaton – fizeram doações monetárias para os esforços de socorro. Doaram roupas, artigos para crianças e outros materiais, e orientaram as pessoas a apoiar organizações como a World Central Kitchen, CAL FIRE, LA Fire Department Foundation, Animal Wellness Foundation, Compton Cowboys e Baby2baby. Markle também pediu à Netflix para adiar o lançamento de sua nova série, “With Love, Meghan”, para março, “enquanto nos concentramos nas necessidades daqueles afetados pelos incêndios florestais no meu estado natal, a Califórnia”.

A Verizon está a isentar os seus clientes de chamadas, mensagens de texto e dados nas zonas mais afetadas e anunciou que irá doar 500 mil dólares à Cruz Vermelha Americana e à Fundação dos Bombeiros de Los Angeles.
Na semana passada, a Airbnb anunciou que iria colaborar com uma organização local sem fins lucrativos para fornecer alojamento temporário gratuito às pessoas deslocadas pelos incêndios e afirmou que registou “uma enorme quantidade de pedidos, milhares e milhares”.
A Walmart disse que vai doar 2,5 milhões de dólares em dinheiro, alimentos, água e outros bens essenciais para ajudar no combate aos incêndios florestais.
O gigante das mercearias Kroger prometeu 1 milhão de dólares para ajudar as famílias afetadas pelo incêndio.
A Disney prometeu 15 milhões de dólares para ajudar as pessoas afetadas pelos incêndios florestais, com fundos destinados a organizações como a Cruz Vermelha Americana, a Fundação do Corpo de Bombeiros de Los Angeles e o Banco Alimentar Regional de Los Angeles, enquanto recursos adicionais seriam oferecidos a qualquer funcionário afetado.
A Paramount doou 1 milhão de dólares para os esforços de socorro, com donativos para a Cruz Vermelha Americana, a Fundação dos Bombeiros de Los Angeles, a Fundação dos Bombeiros da Califórnia, a Diret Relief, a World Central Kitchen e a Best Friends Animal Society, de acordo com um memorando interno obtido pela Variety.
O diretor executivo da Apple, Tim Cook, escreveu no X que a empresa irá fazer um donativo para apoiar as vítimas e os esforços de recuperação, embora não tenha especificado um montante.
A FanDuel e a sua empresa-mãe, a Flutter Entertainment, afirmaram que as empresas irão doar um total de 250 mil dólares para os esforços de socorro, incluindo doações à Americares e à Fundação do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
A Fox Corp. doou 1 milhão de dólares para o fundo de ajuda da Cruz Vermelha Americana e incentivou os telespetadores da rede a apoiar os esforços da organização.
Paris Hilton, cuja casa foi destruída pelo incêndio de Palisades, lançou um fundo de emergência através da sua organização sem fins lucrativos, a 11:11 Media Impact, e doou um montante inicial de 100 mil dólares, referindo que igualaria os donativos adicionais até 100 mil dólares.
Jared Isaacman, o empresário bilionário escolhido pelo Presidente eleito Donald Trump para ser o próximo administrador da NASA, disse que igualará o primeiro milhão de dólares doados à campanha de ajuda da sua empresa.
O fundador da Meta, Mark Zuckerberg, a terceira pessoa mais rica do mundo, disse que ele e a sua mulher Priscilla estão a doar pessoalmente para os esforços de socorro e o bilionário Daniel Lubetzky, fundador da KIND Snacks, disse que a sua instituição de caridade, Frontline Impact Project, está “a trabalhar para levar não só mantimentos, mas também um sentido de esperança e de cuidado às pessoas afetadas”.
Jamie Lee Curtis, que temia ter perdido a sua própria casa em Santa Mónica antes de confirmar que a estrutura era segura, comprometeu-se a doar 1 milhão de dólares para a ajuda humanitária do incêndio com o seu marido, o ator e realizador Christopher Guest.
Curtis, embaixadora da Cruz Vermelha Americana, também apareceu no programa “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” na quarta-feira à noite, onde incentivou os telespetadores a “fazer tudo o que puderem” para ajudar as pessoas.
Kylie Jenner, o membro mais jovem da família Kardashian-Jenner, publicou que estava a fazer uma doação não especificada ao California Fire Foundation Wildfire & Disaster Relief Fund, uma extensão da California Fire Foundation.
A NFL venderá chapéus e camisolas específicas para as equipas dos Rams e Chargers para beneficiar a Fundação LAFD; 50% do sorteio 50/50 dos Rams do jogo de segunda-feira será doado à Fundação LAFD e à Cruz Vermelha Americana; e a liga está a doar 5 milhões de dólares para os esforços de socorro aos incêndios florestais, liderados por contribuições individuais de clubes e grupos de proprietários dos Los Angeles Chargers, Los Angeles Rams, Minnesota Vikings, Houston Texans e Fundação NFL.
As atrizes Halle Berry e Sharon Stone manifestaram o seu apoio a uma boutique local e a uma loja de artigos para o lar, denominada +COOP, que se transformou numa loja pop-up para os que necessitam de vestuário depois de terem perdido as suas casas no incêndio.
A antiga estrela de “Real Housewives of New York City”, Bethenny Frankel, disse que a sua instituição de caridade, BStrong, estabeleceu uma parceria com a Global Empowerment Mission para enviar ajuda às pessoas afetadas.
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)