A deflagração de incêndios florestais em Los Angeles e a consequente evacuação de quase 200 mil pessoas mobilizou as celebridades – muitas das quais perderam as suas casas ou foram forçadas a evacuar – a doar mantimentos e dinheiro para os esforços de socorro que ainda mal começaram, à medida que os incêndios se propagam.
Taylor Swift disse na sua história do Instagram na quinta-feira que tem sido “de partir o coração ver” a devastação dos incêndios em Los Angeles e encorajou as pessoas a doar para 10 organizações que ela disse ter doado, incluindo 211 LA, Greater Los Angeles Education Foundation, Los Angeles Regional Food Bank e MusiCares.
A Wonderful Company, propriedade dos multimilionários Stewart e Lynda Resnick, anunciou que vai doar 10 milhões de dólares para os esforços de socorro aos incêndios de Los Angeles, depois de ter contestado as alegações enganosas sobre o consumo de água da empresa.
A Netflix declarou que vai doar 10 milhões de dólares, divididos entre a Los Angeles Fire Department Foundation, o California Community Fund Wildfire Recovery Fund, o World Central Kitchen, o Motion Picture and Television Fund e o Entertainment Community Fund.
A Comcast NBCUniversal comprometeu-se a disponibilizar 10 milhões de dólares, incluindo 2,5 milhões de dólares para a iniciativa ReBUILD LA da Habitat for Humanity of Greater Los Angeles.
A ASPCA lançou um Fundo de Resposta e Preparação para Incêndios Florestais na Califórnia no valor de 5 milhões de dólares para apoiar organizações de bem-estar que atendem às necessidades dos animais no sul da Califórnia.
O ator Leonardo DiCaprio disse no Instagram na tarde de quarta-feira que se comprometeu com 1 milhão de dólares para a sua organização de conservação da natureza, Re: wild, apoiar “necessidades urgentes e esforços de recuperação pós-incêndio”.
Na quarta-feira, o Youtube e a Google disseram que vão contribuir com 15 milhões de dólares para organizações como a Emergency Network Los Angeles, a Cruz Vermelha Americana, o Center for Disaster Philanthropy e o Institute for Nonprofit News.
A Target vai doar 1 milhão de dólares a grupos que ajudam na recuperação, incluindo a California Fire Foundation e a League of California Community Foundation.
O bilionário Steve Ballmer, proprietário dos Los Angeles Clippers, e a sua mulher Connie Ballmer disseram na quarta-feira que o Grupo Ballmer vai doar 15 milhões de dólares em fundos de emergência às pessoas afetadas pelos incêndios em Altadena.
Os membros da banda de rock The Eagles comprometeram-se a doar 2,5 milhões de dólares à FireAid, embora não seja claro se a banda atuará no espetáculo.
A banda Metallica afirmou que a sua fundação, All Within My Hands, irá doar 500 mil dólares a uma série de instituições de caridade locais que prestam assistência às vítimas.
O Banc of California, o maior banco independente com sede em Los Angeles, lançou um fundo de recuperação de 1 milhão de dólares para apoiar os esforços de socorro e reconstrução.
Doze equipas desportivas profissionais de Los Angeles – Angel City FC, Angels, Chargers, Clippers, Dodgers, Ducks, Galaxy, Kings, LAFC, Lakers, Rams e Sparks – vão doar mais de 8 milhões de dólares a organizações de socorro aos incêndios florestais, incluindo a Cruz Vermelha Americana, a California Fire Foundation e a Los Angeles Fire Department Foundation.
As mesmas equipas estão também a estabelecer uma parceria com o retalhista de artigos desportivos Fanatics, fundado pelo bilionário Michael Rubin, para distribuir 3 milhões de dólares em artigos às pessoas que foram evacuadas das suas casas.
A Amazon prometeu 10 milhões de dólares a grupos locais e nacionais de resposta a catástrofes, incluindo a Cruz Vermelha, a World Central Kitchen, a Los Angeles Fire Department Foundation, o Habitat for Los Angeles Wildfire Fund e o Los Angeles Chamber of Commerce Small Business Relief/Recovery Fund, bem como a disponibilização de espaços publicitários na Prime Video para organizações sem fins lucrativos que apoiam os esforços de socorro aos incêndios de LA.
A Skechers, com sede em Los Angeles, comprometeu-se a doar 1 milhão de dólares aos esforços de socorro liderados por organizações como a Cruz Vermelha Americana, Baby2Baby, California Fire Foundation Wildfire & Disaster Relief Fund, Pasadena Education Foundation’s Eaton Fire Response Fund e YMCA Metropolitan Los Angeles.
Leia também:
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)