O presidente eleito Donald Trump vai tomar posse como 47º presidente na segunda-feira, com as condições meteorológicas a obrigarem a que a cerimónia no Capitólio seja realizada dentro de casa – com bilionários e três antigos presidentes entre os convidados.
Nos últimos dias, têm sido divulgadas informações sobre os artistas que irão atuar e participar no evento, com as últimas notícias a referir a ausência de Michelle Obama e os planos de participação de bilionários da tecnologia.
Apesar do seu comité inaugural envolver US $ 170 milhões (cerca de 165 milhões de euros), a cerimónia de tomada de posse de Trump, que contará com três bailes inaugurais, é um evento relativamente pequeno em comparação com inaugurações anteriores, como a do ex-presidente Barack Obama e do ex-presidente Bill Clinton, de acordo com a CNBC.
Quem paga esta fatura?
Há vários patrocinadores, entre os quais estãoa Meta, a Apple, a Amazon, a Google, a Microsoft, a OpenAI e a Uber, cada uma com uma contribuição de 1 milhão de dólares. A indústria de criptomoeda também forneceu um apoio significativo: a Ripple doou 5 milhões de dólares, a Robinhood 2 milhões de dólares e a Coinbase 1 milhão de dólares.
A que horas começa a tomada de posse?
A cerimónia de tomada de posse de Trump e do vice-presidente eleito JD Vance está agendada para as 12 horas EST de segunda-feira (17 horas em Lisboa), mas os eventos de tomada de posse começaram oficialmente no sábado passado.
Qual é o programa da tomada de posse?
Aqui está uma lista completa de eventos para o fim de semana da tomada de posse:
Segunda-feira
- Missa matinal na igreja de St. John
- Chá na Casa Branca com o casal Biden e o casal Trump de manhã
- Evento principal: Cerimónia de tomada de posse no Capitólio
- Despedida de Biden e Harris
- Cerimónia de assinatura na Sala do Presidente no Capitólio, onde se espera que Trump assine nomeações e outros documentos nos seus primeiros atos oficiais
- Trump participa num almoço organizado pela Comissão Conjunta do Congresso para as Cerimónias Inaugurais
- Passagem de testemunho do Presidente às tropas e desfile presidencial na Pennsylvania Avenue
- Cerimónia de assinatura na Sala Oval da Casa Branca
- Trump discursa no Baile do Comandante em Chefe, no Baile Inaugural da Liberdade e no Baile Starlight
- Terça-feira
O Serviço Nacional de Oração encerra as atividades oficiais da inauguração
A cerimónia de tomada de posse será realizada em recinto fechado?
A cerimónia de tomada de posse deverá ser transferida para o interior da Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos devido às baixas temperaturas que se fazem sentir em Washington D.C., de acordo com vários relatos. Trump disse que solicitou que o seu discurso de tomada de posse fosse realizado dentro do Capitólio, citando uma previsão de baixas temperaturas “severas”. Trump disse que a Capital One Arena, em Washington, acolherá o desfile presidencial na segunda-feira e servirá como uma área de visualização adicional para a tomada de posse.
Qual é a previsão do tempo para a tomada de posse de Trump?
A cerimónia será provavelmente uma das mais frias dos últimos tempos – o Serviço norte-americano de Meteorologia prevê uma máxima de -4 para o Capitólio na segunda-feira e uma mínima de -13 na noite seguinte, o que seria o dia de tomada de posse mais frio desde a do antigo Presidente Ronald Reagan em 1985, segundo o The Washington Post. O frio intenso que se fez sentir na tomada de posse de Reagan (a máxima foi de -8 e a mínima de -20) levou ao cancelamento de eventos ao ar livre, incluindo o desfile inaugural, tendo Reagan feito o juramento de posse na rotunda do Capitólio, segundo a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan. Em termos de cerimónias ao ar livre, será provavelmente a mais fria desde, pelo menos, a tomada de posse de John F. Kennedy em 1961, que, segundo o Serviço americano de Meteorologia, tinha -5 graus quando prestou juramento. De acordo com o Post, os ventos fortes que se farão sentir na cerimónia de tomada de posse de Trump farão com que as condições de frio sejam ainda mais frias, com rajadas de vento de cerca de 48 km/h, o que a tornará uma das inaugurações mais ventosas da era moderna.

Biden irá assistir à cerimónia de tomada de posse?
Sim. Biden disse em dezembro que “é claro” que compareceria à posse de Trump, apesar de Trump ter pautado pela ausência aquando da posse de Biden em 2021, depois de Trump se recusar a admitir a sua derrota nas eleições.
Kamala Harris comparecerá à inauguração de Trump?
Espera-se que sim, de acordo com a Associated Press, como é habitual para vice-presidentes cessantes e candidatos presidenciais perdedores.
Que antigos presidentes estarão presentes na cerimónia de tomada de posse?
Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton estarão presentes, de acordo com várias informações. A ex-primeira-dama Laura Bush e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton também comparecerão ao evento ao lado dos seus maridos.
Michelle Obama ou Nancy Pelosi comparecerão à posse?
Não. O gabinete de Michelle Obama disse num comunicado divulgado na terça-feira, sem explicação, que ela não iria comparecer. Michelle Obama também não compareceu ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter, alegando um conflito de agenda. Entre outras ausências notáveis, a antiga Presidente da Câmara dos Representantes, a democrata da Califórnia, Nancy Pelosi, também não irá à cerimónia de tomada de posse, disse o seu porta-voz à ABC.
Quem faltou a anteriores cerimónias de tomada de posse?
Pelo menos seis presidentes cessantes – John Adams, John Quincy Adams, Martin Van Buren, Andrew Johnson, Woodrow Wilson e Trump – não compareceram às cerimónias de tomada de posse dos seus sucessores, de acordo com a Associação Histórica da Casa Branca. Em 2021, Trump não compareceu à cerimónia de tomada de posse de Biden, depois de ter negado o resultado das eleições, tendo organizado uma despedida na Base Conjunta Andrews antes de voar para a Flórida, enquanto o seu vice-presidente Mike Pence compareceu na posse de Biden.
Sara Dorn/Forbes Internacional