A associação empresarial sem fins lucrativos Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal, que agrega mais de 200 empresas comprometidas com a transição para a sustentabilidade, vai promover esta quarta-feira, 12 de fevereiro, uma ação preparatória para o lançamento daquela que é a sua mais recente iniciativa, o “CSO Circle”.
Trata-se de um projeto que pretende empoderar nas empresas a figura do Chief Sustainability Officer (CSO), cargo C-Level responsável pela implementação e manutenção de práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, do inglês “Environmental Social e Governante”) que leve as organizações a fazer a transição para uma economia verde e inclusiva.
Mais concretamente, o “CSO Circle” pretende ser uma comunidade que reúne profissionais que atualmente ocupam o cargo de CSO (nos casos, ainda escassos, em que o cargo existe formalmente nas empresas) ou similares (pessoas que estão já a realizar este caminho ao nível de sustentabilidade nas organizações), para, através de diversas atividades de colaboração e networking, impulsionar a transformação ESG e colocar, de facto, a sustentabilidade no centro da estratégia empresarial.
Depois de ter trabalhado na iniciativa durante o último ano, o BCSD Portugal realiza na manhã desta quarta-feira, na sede da EDP, em Lisboa, o “evento-zero” deste “CSO Circle” que servirá também para a organização “afinar” a proposta de valor desta rede, ouvindo, na primeira pessoa, as opiniões e sensibilidades dos responsáveis das empresas que trabalham as temáticas ESG para criar respostas que vão ao encontro das suas necessidades e aspirações.
“A nossa missão é ajudar as empresas associadas na sua jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente”, justifica o BCSD.
“As responsabilidades dos Chief Sustainability Officer são desafiantes. Encabeçar este papel pode ser um caminho solitário e complexo, marcado pela resistência e pela falta de autoridade eficaz. Construir uma rede de pares torna-se indispensável para a progressão desta carreira, revelando-se fundamental na implementação genuína da sustentabilidade nas empresas”, afirma o BCSD Portugal, que faz notar que esta comunidade de CSO está aberta a todos os setores e empresas público-privadas.

Na adesão ao CSO Circle será dada prioridade às empresas-membro do BCSD Portugal, havendo vagas limitadas para as restantes empresas. As inscrições e toda a informação sobre a iniciativa será disponibilizada brevemente no site do BCSD Portugal.
Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal refere que “os Chief Sustainability Officers desempenham um papel crucial na transformação das empresas, enfrentando desafios complexos e uma crescente exposição ao negócio. O CSO Circle nasce para apoiar estes líderes, promovendo uma comunidade colaborativa na qual existe partilha de conhecimento, uma discussão ativa sobre desafios e soluções e uma aprendizagem entre pares que ajudará a impulsionar a sustentabilidade dentro e fora das empresas.”