50 Milionários: Isabel Martins dos Santos, a milionária low profile da Jerónimo Martins

Tal como os seus primos, presentes na Sociedade Francisco Manuel dos Santos, também Maria Isabel Martins dos Santos, está este ano uns lugares mais abaixo no ranking das maiores fortunas nacionais, realizado pela Forbes Portugal, no final de 2024. Na lista relativa ao ano anterior (2023) estava na 17º posição, sendo uma das mulheres mais…
ebenhack/AP
Acionista da sociedade Francisco Manuel dos Santos, Maria Isabel Martins dos Santos está na 21ª posição da lista dos mais ricos da Forbes Portugal, com uma parcela equivalente a 728 milhões de euros.
Listas

Tal como os seus primos, presentes na Sociedade Francisco Manuel dos Santos, também Maria Isabel Martins dos Santos, está este ano uns lugares mais abaixo no ranking das maiores fortunas nacionais, realizado pela Forbes Portugal, no final de 2024. Na lista relativa ao ano anterior (2023) estava na 17º posição, sendo uma das mulheres mais ricas de Portugal, com um património acionista de 853 milhões, mas a sua fortuna caiu ligeiramente para os 728 milhões de euros devido à queda do valor das ações da Jerónimo Martins, o seu principal ativo.

Da filha única de Vasco Narciso dos Santos, filho do fundador da Jerónimo Martins, pouco se sabe. Licenciada em Filosofia chegou a trabalhar alguns anos no grupo Jerónimo, onde entrou para a área de Recursos Humanos, estando agora apenas ligada à sociedade familiar, da qual detém 10,5%, tal como o seu primo Fernando. O seu pai, nascido em 1920 e falecido em 2018, foi, entre outros cargos, responsável pela Fábrica de Plásticos Upla e pela Fábrica de Chocolates Excelsior, administrador da Sociedade Pingo Doce e presidente não executivo do Conselho de Administração do Grupo Jerónimo Martins, cargo que exerceu entre 1989 e 1996, data em que se retirou do ativo.

Isabel Martins dos Santos, prima dos descendentes de Alexandre Soares dos Santos, é uma das maiores acionistas da sociedade Francisco Manuel dos Santos, o que lhe atribui uma parcela de 728 milhões de euros e o 21º lugar da lista dos mais ricos da Forbes Portugal.

A Sociedade Francisco Manuel dos Santos detém 56% da Jerónimo Martins, um dos maiores grupos portugueses de distribuição alimentar, que está cotado em bolsa. Em 2023, à data da avaliação da Forbes Portugal, este ativo tinha uma capitalização bolsista de 12,5 mil milhões de euros, e na lista de 2024 ficava-se pelos 11 mil milhões de euros. A 2 de outubro de 2023 a ações da cotada valiam 21,30 euros cada, e a 2 de dezembro do ano passado, negociavam a 18,19 euros, tendo o seu valor caído quase 21% num ano. 

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos