A partir de agora as visitas à fábrica da Coca-Cola em Azeitão fazem parte da oferta turística portuguesa. Isto porque a Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) integrou a fábrica instalada na Península de Setúbal na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, o que faz com que as visitas à unidade passem a agora a fazer parte da oferta de turismo industrial promovida pelo Turismo de Portugal.
O VP & Country Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, Rui Serpa, destaca que integrar a Rede de Turismo Industrial ajuda a poder divulgar que a Coca-Cola consumida em Portugal não vem de fora, mas sim produzida em território nacional. Rui Serpa salienta que “há de facto muito para mostrar aqui na nossa fábrica”. E detalha que esta visita “é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o processo de fabrico de um produto tão emblemático, a sua história, mas também a sua evolução ao longo das décadas, a forma como se foi adaptando aos novos tempos, e de demonstrar as nossas boas práticas, ao nível da sustentabilidade até ao nosso compromisso com as comunidades envolventes”.
Desde 2012 que a CCEP conta com um programa de visitas que permite conhecer a unidade de Azeitão, ver o processo de fabrico, ter contacto com a história da marca e degustar algumas das bebidas do portfólio.
Com este protocolo, os visitantes terão a oportunidade de ver o funcionamento da fábrica, acompanhar os processos de produção e engarrafamento, assim como conhecer os progressos ao nível da sustentabilidade, proteção ambiental e reciclagem.

O turismo industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do aumento da oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais.
Já são várias as empresas e também municípios ao longo do país que dinamizam iniciativas deste segmento do turismo, contribuindo se conhecer a produção nacional.
A diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira destacou que o objetivo “é proporcionarmos experiências diferentes a quem nos visita, e com esta integração surge uma oportunidade de dispersar os fluxos de turistas na Região de Lisboa. Há um enorme conjunto de experiências fora do centro histórico de Lisboa, e esta visita vai claramente ao encontro da nossa estratégia”.
Já a presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Carla Salsinha, considera que “a visita à fábrica da Coca-Cola em Azeitão é muito interessante, pelo que esperamos que a assinatura deste protocolo seja o primeiro passo de um caminho que queremos fazer em conjunto”. Carla Salsinha lembra a preocupação da CCEP no desenvolvimento da economia local e o seu envolvimento com as comunidades locais. Para a Região de Lisboa, é um grande desafio conseguir dispersar e oferecer novos produtos, novas oportunidades a quem nos visita, e esta é com certeza uma atividade atrativa para esses públicos”.