Asseco PST é agora acionista maioritário da Finantech

Líder em soluções tecnológicas para o sector bancário angolano, Asseco PST, acaba de adquirir a maior parte do capital social da Finantech, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software para o mercado de capitais, também presente em Angola. A compra, indica um comunicado a que a FORBES teve acesso, foi feita aos três accionistas e…
ebenhack/AP
A Asseco acaba de adquirir 76% do capital da Finantech, mas manterá os três acionistas fundadores à frente da gestão da empresa, com mais de 20 anos de experiência na criação de soluções tecnológicas.
Negócios

Líder em soluções tecnológicas para o sector bancário angolano, Asseco PST, acaba de adquirir a maior parte do capital social da Finantech, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software para o mercado de capitais, também presente em Angola.

A compra, indica um comunicado a que a FORBES teve acesso, foi feita aos três accionistas e fundadores do negócio, tendo envolvido 76% do capital, sendo que os referidos acionistas se manterão à frente da gestão e dos destinos da empresa que conta hoje com mais de 90 trabalhadores em países como Angola, Portugal e Cabo Verde.

Com mais de 20 anos de experiência na criação de soluções para diferentes áreas no mercado de capitais, a Finantech tem em Angola três clientes bancários de referência.

A nota avança que a empresa continuará a operar no mercado angolano com a sua marca e a sua rede consolidada de parceiros, onde se incluem empresas como a Oracle, Microsoft, Reuters, Six Group e Morningstar, entre outras.

Segundo Daniel Araújo, CEO da Asseco PST, citado no documento, a operação enquadra-se nos objetivos estratégicos de crescimento e diversificação que a empresa tem procurado implementar, nos últimos dois anos, nas várias geografias onde opera. “É o culminar de um processo negocial que nos permite assumir uma posição de controlo numa empresa de referência e líder de mercado na sua área de actividade, refere.

O gestor dia acreditar que há um potencial de sinergias cruzadas que entende ser a base negocial entre ambas empresas, existindo uma grande complementaridade na oferta das mesmas, pelo que, diz, irá aprofundar e capitalizar de agora em diante.

Por sua vez, João Marta da Cruz, presidente do conselho de administração da Finantech, considera que a cedência da maioria do capital é também uma oportunidade de crescimento para a empresa. “Estamos agora mais bem preparados para reforçar a oferta a clientes, solidificar a liderança neste segmento de negócio e beneficiar do know-how e experiência, nacional e internacional, de uma grande organização como a Asseco PST”, indica.

Presente em oito países e três continentes, a Asseco PST tem na sua carteira de clientes mais de 60 bancos, dos quais 23 em Angola, o que representa 82% do mercado nacional. A empresa é hoje uma referência em sistemas de informação aplicados ao sector financeiro, sobretudo no universo lusófono, pela sua actividade alargada também em Moçambique, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Está igualmente presente na Namíbia e Malta.

Mais Artigos