Numa conferência de imprensa, na zona do Guincho, Cascais, que serviu para a Volvo mostrar ao vivo o seu novo EX90 (100% elétrico) e o restyling do seu SUV de grande porte XC90 (Plug-in a gasolina), os responsáveis da marca sueca destacaram o facto de o construtor estar no seu pico de forma, nunca tendo vendido tantas carros como agora. No ano passado, o construtor entregou em todo o mundo 763.389 unidades, perto de metade das quais (376.217 viaturas, mais exatamente) foram matriculadas na Europa.
A nível do planeta, a empresa vendeu 175.194 veículos totalmente elétricos em 2024, um crescimento de 54% face a 2023. Este montante representa 23% do seu volume total de vendas a nível mundial, a quota mais elevada entre todos os fabricantes tradicionais de automóveis de topo, segundo destaca a marca sueca. A percentagem de modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in no número total de automóveis Volvo vendidos em 2024 foi de 46%.
Feitas as contas, no globo, a Volvo cresceu 7,7% e na Europa o incremento das vendas foi mais robusto, de 25% em 2024, o que permitiu à marca uma quota de mercado no Velho Continente de 2,84%.
Na Suécia, a marca assinala 67 anos consecutivos de liderança, num registo que teve o seu início no final dos anos 50, altura em que a marca comercializava 3 modelos: o Volvo PV444 entretanto substituído pelo PV544, o Volvo Amazon e a carrinha Duett.
Em Portugal, o fabricante também obteve números recordes de vendas, como fez questão de evidenciar Edson Ishikawa, Managing Director da Volvo Car Portugal: “2024 foi, sem dúvida, um ano histórico. Batemos vários recordes, com destaque para os 7.005 automóveis entregues [em Portugal] – o nosso melhor resultado de sempre – e uma quota de mercado inédita de 3,34%. Crescemos 36,7% face ao ano anterior e consolidámo-nos como a terceira marca mais vendida em veículos eletrificados [viaturas 100% elétricas e veículos híbridos plug-in] no país”.
Para Edson Ishikawa, “estes números são o reflexo do esforço da nossa equipa e da nossa rede de concessionários, bem como da atratividade e competitividade do nosso portefólio”.
Entre os modelos que mais contribuíram para este crescimento, destaca-se o Volvo EX30, que foi não só o best-seller da marca a nível global, mas também o terceiro modelo 100% elétrico mais vendido em Portugal, “um sucesso que se explica não apenas pelo preço competitivo, mas sobretudo pelo equilíbrio entre design inovador, tecnologia intuitiva e autonomia eficiente, características que conquistaram os portugueses e trouxeram novos clientes para a Volvo”, nas palavras do emblema nórdico.
“Depois de um ano de recordes, arrancamos 2025 com a apresentação de dois novos modelos em território nacional, o EX90 e o XC90, e com o anúncio de novidades com destaque para o EX30 Cross Country [revelação mundial a 10 de fevereiro] e para o ES90 [desvendado em março] que serão revelados em breve”, antecipa Edson Ishikawa.
De acordo com o responsável da Volvo em Portugal, “continuamos a evoluir com uma visão clara – queremos consolidar a nossa presença no mercado nacional e garantir que cada modelo Volvo supera as expectativas dos nossos clientes. E com a dedicação da nossa equipa e da nossa rede de concessionários, estou certo de que 2025 será mais um ano memorável para a Volvo Car Portugal”, concluiu Edson Ishikawa.
Neste evento, a Volvo apresentou os seus SUV de sete lugares, o elétrico EX90 (que a marca apelida do seu modelo mais seguro de sempre) e o híbrido plug-in XC90 que ganhou agora um restyling.
Volvo EX90
“O EX90 estreia um nível de segurança superior ao de qualquer outro modelo na história da Volvo, graças a um sistema inteligente de sensores e inteligência artificial. O veículo é capaz de “entender” o condutor e o ambiente à sua volta, prevenindo acidentes e garantindo a máxima proteção para todos, dentro e fora do automóvel. Além disso, torna-se mais inteligente e seguro ao longo do tempo, beneficiando de atualizações over-the-air”, refere o emblema sueco.

Em termos de performance, o EX90 oferece até 618 km de autonomia (WLTP) e carregamento rápido de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Disponível em três motorizações distintas (Single Motor, Twin Motor e Twin Motor Performance) e três níveis de equipamento (Core, Plus e Ultra), este modelo é Classe 1 nas portagens com Via Verde e tem um preço abaixo da barreira fiscal para empresas (62.500€ + IVA).
Volvo XC90
Por seu lado, o XC90 está disponível na versão híbrida plug-in T8 Recharge, com uma autonomia elétrica superior a 70 km, garantindo maior eficiência e permitindo uma condução diária 100% elétrica. Tal como o EX90, o XC90 é Classe 1 nas portagens com Via Verde e pode ser configurado nos níveis Core, Plus e Ultra.
