A cada semana que entra surge a incógnita de quanto se vai pagar para atestar o carro. A partir de amanhã a resposta inclui uma nova mudança na fatura dos combustíveis.
De acordo com as contas do Automóvel Club de Portugal (ACP), a próxima semana vai trazer, novamente, a subida do preço da gasolina e do gasóleo. O gasóleo simples deverá ficar 0,5 cêntimos por litro mais caro, enquanto a gasolina simples 95 sofrerá um acréscimo de um cêntimo por litro.
Feitas as contas, de acordo com as previsões do ACP, o gasóleo simples passará a custar, em média, 1,647 € por litro, enquanto a gasolina simples 95 subirá para 1,773 € por litro. A instituição alerta que estes valores foram calculados assumindo que o Governo manterá as atuais medidas extraordinárias de redução fiscal, implementadas para atenuar o impacto da escalada dos preços.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava na passada sexta-feira, dia 7, 1,642 euros, enquanto a gasolina situava-se em 1,763 euros.
O ACP lembra ainda que, face a 1 de julho de 2024, os preços atuais refletem um aumento de 4,8 cêntimos no gasóleo e de 2,7 cêntimos na gasolina.