A Master Vantagem, empresa de gestão e fornecimento de energia elétrica e gás natural, desenvolveu a plataforma digital Market Dealers, que se assume como o primeiro Mercado Diário privado de eletricidade e gás natural. O propósito é simplificar a gestão contratual da energia, reduzir o impacto das oscilações de preço e mitigar os riscos do setor. O Systems Manager da Master Vantagem, Gonçalo Ferreira, explica em entrevista à Forbes Portugal, a estratégia que está no terreno para esta plataforma. A empresa gere mais de 19 mil pontos de fornecimento de energia, com um volume anual de 740 GWh e conta com mais de 13 mil clientes entre Espanha e Portugal.
Desde o lançamento quantas empresas já aderiram à plataforma Market Dealers em Portugal?
A nossa plataforma, desde que está em fase inicial, já acolheu 236 empresas com 320 equipamentos de eletricidade e cinco de gás, totalizando cerca de 331.000 MWh de energia.
Como é que uma empresa portuguesa e com o estatuto de PME enfrenta a concorrência dos grandes protagonistas do setor?
O mercado energético está a sofrer uma mudança. Existem novas tecnologias, o mercado grossista vai alterar para um modelo quarto horário, há metas de descarbonização a cumprir e o facto de a energia produzida ter de ser consumida instantaneamente – uma vez que ainda não há opções viáveis de armazenamento -, irá criar dinâmicas que exigem mais gestão, melhor informação e mais rapidez de resposta. A Master Vantagem, enquanto consultora energética, está a implementar práticas do mercado grossista e a democratizá-las para um mercado retalhista, onde desde a rapidez da produção até ao clique do consumidor final vão ser fundamentais para obter um mix energético diversificado que permitirá aos clientes obter estabilidade e previsão a preços competitivos. Aliado à rapidez, os produtos customizados e flexíveis com o nosso serviço personalizado marcarão cada vez mais a diferença no futuro, porque o mundo da energia é bastante complexo.
Nesta fase, já faz sentido a Master Vantagem investir noutros países fora da Península Ibérica?
Neste momento estamos presentes em Portugal e Espanha e estamos a avaliar outros países onde o mercado liberalizado iniciou recentemente e onde já tem maturidade. Concretamente estamos a avaliar Brasil, Polónia, França e Alemanha. O setor energético está a sofrer mudanças. No passado estava em mãos de governos e/ou companhias centenárias com culturas monopolistas e, de facto, este setor tinha estado estático durante muitos anos. Hoje, com a liberalização, a oportunidade existe para todos. As novas tendências e tecnologias demonstram que está na altura de voltar a reinventar o modelo de negócio do mercado e nós queremos ser disruptivos e participar neste câmbio de forma que os consumidores façam uma gestão diferente da sua energia, com mais conhecimento e informação.
Qual o número de colaboradores em Portugal?
São 25.
E o valor das vendas da Master Vantagem
Por ano são 7.525.923 €.