Domingo em grande para as seleções desportivas de Portugal. Depois da seleção feminina de basquetebol se ter qualificado para o Europeu da modalidade (Women’s EuroBasket, a disputar este ano, entre 18 e 29 de junho, por 16 seleções, entre as quais as anfitriãs República Checa, Alemanha, Itália e Grécia), foi a vez da Seleção portuguesa de Râguebi conquistar o apuramento para o Mundial de Râguebi da Austrália de 2027.
São dois apuramentos históricos para o desporto nacional, pois o râguebi garante a sua terceira presença em mundiais da modalidade, sendo a primeira vez que o consegue em duas edições consecutivas, e o basquetebol feminino faz a sua estreia na competição.
Sobre o feito do basquetebol feminino já aqui falámos. Da façanha do râguebi masculino é a terceira vez que a seleção portuguesa chega à maior competição internacional da modalidade, a segunda de forma consecutiva, após as presenças em 2007, orientada por Tomaz Morais (num Mundial disputado em França), e em 2023, também em solo gaulês, sob o comando do francês Patrice Lagisquet, onde conseguiu a sua primeira vitória de sempre na competição, frente às Fiji (24-23).
Desta vez, a seleção portuguesa conseguiu este apuramento, com o neozelandês Simon Mannix aos comandos.
Os portugueses vão pela terceira vez ao Mundial, depois de 2007 e 2023.
Portugal selou a sua qualificação este domingo para o Mundial de râguebi Austrália 2027, após vencer a Alemanha, por 56-14, em partida da segunda jornada do Rugby Europe Championship 2025 (REC 2025) disputada no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Resumo do Portugal-Alemanha:
Na partida deste último domingo, na 2ª jornada, frente à Alemanha, Portugal entrou em campo a saber que, face aos resultados da véspera (vitória da Roménia por 31-14, na visita à Bélgica), um empate até servia para se apurar, mas, nem por isso, a equipa facilitou e, ao intervalo, a superioridade dos “Lobos” era já grande, com o marcador a registar uns favoráveis 35-0. Portugal chegou até a estar a ganhar por 42-0.
Mesmo quando falta uma jornada por disputar (a fase de grupos terminará no dia 15 de fevereiro com uma deslocação à Roménia), este triunfo frente aos alemães assegurou um dos dois primeiros lugares do Grupo B e o consequente apuramento direto para o Mundial. Isto porque na primeira jornada de apuramento, disputada no passado dia 1 de fevereiro, os “Lobos” tinham batido a Bélgica por 40-30, também no Estádio do Restelo, um estádio talismã, dado que é um palco onde Portugal nunca perdeu em jogos a contar para o Rugby Europe Championship.
Vídeo do Portugal-Bélgica, de 01 de fevereiro:
Após o alargamento do Campeonato do Mundo para 24 seleções, a Europa passou a ter quatro vagas diretas na competição, que são atribuídas aos dois primeiros classificados de cada grupo do REC25. O quinto classificado do REC25 apura-se para o torneio final de repescagem, a disputar em novembro. Neste contexto, os quatro apurados diretos já são conhecidos: Geórgia e Espanha (do Grupo A); Portugal e Roménia (do Grupo B).
Foi, de resto, a primeira das três vezes em que Portugal se apurou para o Mundial de Râguebi que foi garantida de forma direta, sem precisar de recorrer a play-offs ou repescagens.
“Portugal merecia isto. Estou muito orgulhoso” – capitão Tomás Appleton
Os pontos de Portugal contra a Alemanha foram alcançados com ensaios de Hugo Camacho (09, 18 minutos), Nicolas Martins (34, 38), Diego Pinheiro (40+1), Simão Bento (42, 68) e Francisco Pinto Magalhães (71), seis transformações de Joris Moura (10, 19, 35, 39, 40+2, 43) e duas de Manuel Vareiro (69, 72).
Para a história, estes foram os jogadores que participaram neste último desafio: David Costa, Luka Begic, Anthony Alves, José Madeira, José Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro, Nicolas Martins, João Granate, Hugo Camacho, Joris Moura, Rodrigo Marta, Tomás Appleton, José Lima, Vincent Pinto, Simão Bento, António Machado Santos, Santiago Lopes, Diogo Hasse Ferreira, Vasco Baptista, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vareiro e Raffele Storti.
No final do encontro, em declarações à Sport TV, o capitão Tomás Appleton mostrava-se “muito satisfeito. Portugal merecia isto. Estou muito orgulhoso. São jogos de mata-mata. Entrámos bem, conseguimos marcar e a partir daí tornou-se tudo mais fácil. Sempre que entramos com esta camisola é para ganhar”.
Já o selecionador Simon Mannix destaca o desafio que tem sido “reconstruir a equipa depois de 2023, mas temos um grupo fantástico, com jovens jogadores em ascensão e jogadores experientes. Vamos continuar a construir esta equipa, temos tempo para melhorarmos e garantirmos que continuamos a evoluir, em cima de uma grande prestação como a de hoje.”
Primeiro Ministro e Presidente da República felicitam “Lobos”
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, saudou a qualificação de Portugal para o Campeonato do Mundo de râguebi Austrália2027, afirmando que “os lobos” mostraram “mais uma vez a fibra portuguesa”: “Bravo, Federação Portuguesa de Rugby, Portugal está apurado para o Campeonato do Mundo em 2027 na Austrália. A segunda vez consecutiva que os nossos ‘lobos’ conseguem o apuramento, mostrando mais uma vez a fibra portuguesa. Parabéns aos atletas, técnicos e dirigentes!”, lê-se numa mensagem publicada pelo chefe do executivo na rede social ‘X’ (antigo Twitter).
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, enaltece “a continuação do excelente trabalho e o esforço realizado pelos ‘Lobos'”, em especial ao treinador, equipa técnica e à Federação na obtenção deste feito, “e agradece, em nome de Portugal e dos portugueses, por mais este passo dado na afirmação do râguebi português a nível internacional”.