Exportações em saúde com recorde de 4 mil milhões de euros

O cluster da saúde em Portugal deu novo contributo para a economia. isto porque, de acordo com os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), as exportações em saúde, no ano passado, ascenderam a 4.036 mil milhões de euros, o que significa um aumento de 21,7%. Com base nas contas…
ebenhack/AP
Portugal já exporta produtos de saúde para 183 mercados, com os Estados Unidos a liderar o Top 5. Em 2024, as vendas no exterior atingiram novo recorde ao atingir mais de quatro mil milhões de euros.
Economia

O cluster da saúde em Portugal deu novo contributo para a economia. isto porque, de acordo com os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), as exportações em saúde, no ano passado, ascenderam a 4.036 mil milhões de euros, o que significa um aumento de 21,7%. Com base nas contas do Instituto Nacional de Estatística, a AICEP realça que a tendência de crescimento continua a verificar-se, representando já 5,1% do total das exportações nacionais.

A fileira da saúde já exporta para 183 mercados, sendo que no Top 5 mantêm-se os Estados Unidos, com um volume de exportações de produtos de saúde que ascendeu aos 29,6% em 2024, seguido da Alemanha, com 27,5%, país onde este aumento, em termos homólogos, foi mais significativo. Espanha, França e Bélgica, respetivamente, também integram os principais mercados exportadores.

Por categorias de produtos, as preparações farmacêuticas registam o valor mais elevado do total das exportações, 82,8%, o que equivale a mais de três mil milhões de euros. Em segundo lugar, destacam-se os dispositivos médicos, que alcançaram um volume de cerca de 500 milhões de euros, seguidos dos produtos farmacêuticos de base, que representam 3,8% do total das exportações.

O diretor executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha, sublinha que “o crescimento consistente e contínuo das exportações reflete a aposta na internacionalização e a capacidade de Portugal enquanto fornecedor de produtos inovadores e de qualidade”. Joaquim Cunha, lembra ainda que “o setor da saúde tem-se demonstrado bastante dinâmico, mesmo num contexto global cada vez mais desafiador, e continua a afirmar-se como motor de desenvolvimento económico e social do país”.

O setor representa um volume de negócios anual superior a 40 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 14 mil milhões. Conta com perto de 118 mil empresas e emprega cerca de 424 mil pessoas.

Mais Artigos