Ações da Tesla caem 8% com a quebra das vendas na Europa e património líquido de Elon Musk volta a descer

O preço das ações da Tesla caiu mais de 8% na passada terça-feira, depois de ter sido noticiado que as vendas da empresa em toda a Europa caíram cerca de 45% no último mês, apesar de as empresas rivais de veículos elétricos terem registado um aumento da procura, fazendo com que o património líquido do…
ebenhack/AP
O património líquido de Musk caiu quase 4% na passada terça-feira. Neste momento conta já com quase 100 mil milhões de dólares a menos do seu máximo histórico de 464 mil milhões de dólares.
Economia

O preço das ações da Tesla caiu mais de 8% na passada terça-feira, depois de ter sido noticiado que as vendas da empresa em toda a Europa caíram cerca de 45% no último mês, apesar de as empresas rivais de veículos elétricos terem registado um aumento da procura, fazendo com que o património líquido do proprietário da Tesla, Elon Musk, caísse quase 15 mil milhões de dólares.

O preço das ações da Tesla estava em 302,6 dólares, 8,4% menor do que seu preço de abertura na terça-feira.

A capitalização de mercado da Tesla também caiu para 972,98 mil milhões de dólares. A última vez que a capitalização de mercado da Tesla fechou abaixo de 1 bilião de dólares foi em novembro do ano passado.

O património líquido de Musk na tarde de terça-feira caiu quase 4% para 365,3 mil milhões de dólares, quase exatamente mil milhões de dólares menos do que o seu pico de 464 mil milhões de dólares a 17 de dezembro de 2024, de acordo com os cálculos da Forbes.

As ações de tecnologia caíram amplamente na terça-feira, embora menos do que a Tesla, já que o índice de mercado Nasdaq caiu 1% para seu preço mais baixo em mais de um mês.

O que está a acontecer às vendas da Tesla na Europa?

A queda no preço das ações da Tesla veio depois de a Bloomberg relatar que a empresa tem lutado com as vendas europeias no último mês, já que Musk se envolveu mais na política tanto nos EUA, como um conselheiro do presidente Donald Trump, quanto na Europa, onde tem apoiado mais abertamente partidos políticos de extrema direita. De acordo com o relatório da Bloomberg, janeiro de 2025 viu o menor total mensal de novos carros Tesla registados na Alemanha desde julho de 2021. É aqui que Musk tem apoiado o partido de extrema direita.

O que disseram os especialistas sobre as ações da Tesla?

As ações da Tesla estão em queda desde o início do ano por causa do papel de Musk na administração do presidente norte-americano Donald Trump, de acordo com uma nota da Wedbush liderada por Daniel Ives na segunda-feira. “Com esta influência na Administração Trump e o alargamento da iniciativa DOGE na área 202, tem havido um visível impacto negativo percebido a pesar sobre as ações da Tesla”, lia-se na nota da Wedbush, que acrescentava: “A preocupação de Street é que Musk dedicando tanto tempo (ainda mais do que esperávamos) ao DOGE afaste o seu tempo da Tesla num momento e ano tão cruciais para a empresa”. A nota mencionou que as ações de Musk podem “alienar alguns consumidores para se afastarem da marca Tesla”, mas disse que isso é visto em grande parte como “questões de marca controláveis” para a Tesla que “não são um grande motivo de preocupação”.

(Com Forbes Internacional/Molly Bohannon)

Mais Artigos