OpenAI lança GPT-4.5 – O que sabemos sobre o mais recente modelo ChatGPT

A OpenAI, empresa de inteligência artificial, anunciou o seu mais recente modelo de chat esta quinta-feira, iniciando uma implementação limitada do GPT-4.5, "bot" que o presidente da OpenAI, Sam Altman, considerou um modelo “gigante” e “caro” que “dá a sensação de estar a falar com uma pessoa atenciosa”. A OpenAI afirma que o GPT-4.5 é…
ebenhack/AP
A OpenAI lançou a sua mais recente versão do modelo de linguagem de larga escala ChatGPT. O que se conhece do GPT-4.5?
Tecnologia

A OpenAI, empresa de inteligência artificial, anunciou o seu mais recente modelo de chat esta quinta-feira, iniciando uma implementação limitada do GPT-4.5, “bot” que o presidente da OpenAI, Sam Altman, considerou um modelo “gigante” e “caro” que “dá a sensação de estar a falar com uma pessoa atenciosa”.

A OpenAI afirma que o GPT-4.5 é o seu “maior e mais conhecedor modelo de sempre” num documento, acrescentando que a interação com os utilizadores humanos é mais natural.

A OpenAI salienta que o novo modelo de linguagem apresenta uma base de conhecimento mais ampla, denota uma melhor inteligência emocional e melhor compreensão contextual, observando que as melhorias o tornam adequado para tarefas de resolução de problemas, escrita e programação.

O novo modelo tem supostamente menos alucinações – um eufemismo comum para quando os modelos de IA produzem resultados inexatos ou enganadores.

Fonte: OpenAI

Quão poderoso é o GPT-4.5?

O GPT-4.5 tem mais de 10 vezes a quantidade de eficiência computacional do GPT-4, de acordo com o documento interno da OpenAI, o que significa que leva menos tempo e exige menos recursos para resolver um problema.

Quem pode utilizar o GPT-4.5?

O GPT-4.5 só está disponível para utilizadores subscritos no ChatGPT Pro, um plano de 200 dólares por mês que dá aos utilizadores o mais alto nível de acesso aos produtos da OpenAI. Sam Altman afirmou num tweet que a OpenAI queria lançar o novo modelo nos planos ChatGPT Plus e ChatGPT Pro simultaneamente, mas não conseguiu devido à falta de unidades de processamento gráficos necessárias para suportar tal lançamento. Altman acrescentou que a OpenAI adicionará dezenas de milhares de GPUs na próxima semana, permitindo que o GPT-4.5 fique disponível no plano ChatGPT Plus, que custa US $ 20 por mês.

O lançamento do GPT-4.5 ocorre pouco menos de dois anos depois de a OpenAI ter lançado o GPT-4 e apenas algumas semanas depois de a empresa ter revelado o “Operator”, um assistente de IA concebido para realizar tarefas na Internet para os utilizadores, como encomendas de mercearias, compras de bilhetes e downloads de palestras.

A OpenAI está também de olho numa ronda de financiamento que poderá duplicar o seu valor para uns impressionantes 340 mil milhões de dólares (327 mil milhões de euros). A ronda de financiamento, se concluída, colocaria a avaliação da OpenAI muito acima de concorrentes como a xAI, propriedade de Elon Musk (avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares, cerca de 48 mil milhões de euros) e a Anthropic, empresa de IA apoiada pela Amazon, avaliada em 18 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros) e que, alegadamente, está em negociações para uma ronda de financiamento que aumentaria a sua avaliação para 60 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros).

1,1 mil milhões de dólares. A Forbes estima o património líquido de Altman em 1,1 mil milhões de dólares, um valor estabelecido através dos investimentos do CEO na Reddit, Stripe e na empresa de energia de fusão Helion.

Antonio Pequeño IV/Forbes Internacional

Mais Artigos