Lamborghini lança Temerario na “arena” portuguesa

O novo Lamborghini Temerario chegou oficialmente a Portugal numa apresentação exclusiva, em Lisboa, que decorreu no espaço do SUD Lisboa, em Belém, Lisboa. Foi uma oportunidade para clientes, jornalistas e parceiros da SIVA, importador para Portugal da marca italiana, conhecerem presencialmente o mais recente superdesportivo de um construtor tão icónico quanto exclusivo. O Temerario é…
ebenhack/AP
A chegada ao mercado português do modelo Temerario levou a Lamborghini a organizar uma apresentação, na qual a Forbes Portugal esteve presente.
Forbes Life

O novo Lamborghini Temerario chegou oficialmente a Portugal numa apresentação exclusiva, em Lisboa, que decorreu no espaço do SUD Lisboa, em Belém, Lisboa. Foi uma oportunidade para clientes, jornalistas e parceiros da SIVA, importador para Portugal da marca italiana, conhecerem presencialmente o mais recente superdesportivo de um construtor tão icónico quanto exclusivo.

O Temerario é o sucessor do Huracán (2014-2024) que, por sua vez, tinha sucedido ao Gallardo (2003-2013).

Cerca de meio ano depois de ter sido desvendado internacionalmente, o Temerario chega, assim, a solo nacional, com um preço de acesso abaixo da fasquia dos 400 mil euros, possivelmente 390 mil euros.

As encomendas para este novo hipercarro, que pode ser personalizado numa de 400 cores, já estão abertas, mas à garagem dos clientes portugueses, o Temerario só vai chegar no início de 2026, segundo esclareceu Licínio Almeida, Diretor-Geral da Lamborghini para Portugal.

Como um carro só ao alcance de quem, simultaneamente, pode, quer e gosta do conceito, a produção será inferior à procura, o que ajudará a reforçar o valor desta obra-prima da engenharia e design.

Em vez do motor 5.2 V10 atmosférico do Huracán, o Temerario equipa um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros reforçados com três motores elétricos (dois dos quais à frente), gerando uma potência híbrida combinada de 920 cv e 800 Nm de binário, superiores, portanto, à mais performante versão que o Huracán teve (640 cv).

O regime do motor atinge as 10.000 rpm, a aceleração 0-100 km/h é conseguida em 2,7 segundos e a velocidade máxima chega aos 343 km/h.

Licínio Almeida, Diretor-Geral da Lamborghini para o mercado português, na apresentação nacional do Temerario.

No Temerario a hibridização vem na forma de híbrido Plug-in, ainda que a bateria de iões de lítio tenha apenas 3,8 kWh. Essa ténue capacidade só dá para 8 km de autonomia em modo 100% elétrico, pelo que a bateria, que pode ser carregada pelo V8 ou por uma tomada AC até 7 kW, destina-se sobretudo a alimentar os motores elétricos e assim incrementar a potência, ainda que a marca refira que a hibridização consiga reduzir emissões no modelo.

A Lamborghini tem a tradição de dar aos seus supercarros o nome de touros famosos, e o Temerário não é exceção. “Temerario” foi escolhido em homenagem a um touro de lide espanhol, de 1875.

Licínio Almeida estima que entre 35 a 40% das vendas da Lamborghini em Portugal em 2026 venham a pertencer ao Temerario, o qual deverá ser o segundo modelo com mais peso na gama da marca, após o SUV Urus que deve recolher 50% das vendas. O Revuelto ficará com as restantes 10% a 15% das vendas em Portugal.

No ano passado, a marca do símbolo do touro vendeu entre nós 33 exemplares distribuídos da seguinte forma: 19 Hurrácan (“o melhor ano do Hurrácan em Portugal”, refere Licínio Almeida), 10 Urus e 4 Revuelto.

No mundo, o ano de 2024 foi o melhor da história para o construtor: 10.687 carros entregues, um acréscimo de 6% face a 2023.

Mais Artigos