Cinco campos de futebol. É esta a dimensão do novo centro logístico da cadeia localizado em Loures. A retalhista alemã investiu mais de 115 milhões de euros naquele que considera ser o seu maior centro logístico no País, o que “reafirma o compromisso do Lidl com Portugal, com os portugueses e com a dinamização económica do país”.
Em comunicado a cadeia de retalho detalha que o novo centro logístico tem uma área de cerca de 54 mil metros quadrados – equivalente a cinco campos de futebol – e capacidade de armazenamento de quase 44 mil paletes. O objetivo é “robustecer o abastecimento das lojas Lidl da zona centro do país, garantindo mais eficiência e qualidade na cadeia de distribuição”.
A construção deste espaço, envolveu mais de 300 empresas e cerca de mil trabalhadores e criou mais de 200 novos postos de trabalho diretos.
Este ano, o Lidl comemora 30 anos no mercado português, pelo que “a inauguração deste centro logístico acaba assim por sintetizar, de forma simbólica, o investimento que a empresa tem feito em Portugal, para reforçar a sua proximidade e centralidade junto dos clientes, comunidades, fornecedores, parceiros e stakeholders institucionais em Portugal”, pode ler-se no comunicado.
O CEO do Lidl Portugal, Hélder Rocha, sublinha que esta inauguração é “um importante investimento em Loures, de 115 milhões de euros, que reafirma o nosso compromisso e empenho com o país onde estamos presentes há já 30 anos”. Hélder Rocha não tem dúvidas que “este novo centro logístico espelha ainda o investimento numa região da máxima importância para a nossa visão estratégica de crescimento futuro, aumentando a nossa capacidade logística, trazendo maior conforto e eficiência aos colaboradores que nele trabalham e melhorando o nosso serviço prestado à comunidade”.
Presente na inauguração, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, destacou que “é um investimento de 115 milhões de euros, que cria riqueza e emprego e que foi concretizado respeitando os mais elevados padrões ambientais. A competitividade e sustentabilidade estão aqui presentes”. José Manuel Fernandes lembrou que “o LIDL está em Portugal para ajudar ao crescimento económico, e destaco que exportam anualmente cerca de 156 milhões de produtos agrícolas portugueses para as lojas que têm em 29 países europeus”.
O mais antigo dos centros logísticos, em Sintra, será agora substituído pelo novo centro logístico em Loures e o anterior espaço passa a ser o Centro de Suporte Operacional do Lidl Portugal.
O Lidl entrou em Portugal em 1995, sendo que, nestes 30 anos de presença em território nacional a empresa já investiu cerca de dois mil milhões de euros. Conta com uma rede de mais 280 lojas de Norte a Sul do país e quatro centros logísticos – Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul). No total emprega cerca de nove mil colaboradores.