Alice Merton processa Kanye West por violação de direitos de autor

A cantora Alice Merton processou Kanye West no tribunal federal da Califórnia por alegadamente ter usado uma das suas canções sem autorização. Merton teria recusado o uso da sua música devido à série de comentários anti-semitas e racistas de West. A ação judicial de Merton acusa West de utilizar uma amostra da sua canção “Blindside”…
ebenhack/AP
A cantora Alice Merton disse que negou o pedido de West para usar parte da sua canção devido ao seu historial de “comentários anti-semitas e racistas”.
Forbes Life

A cantora Alice Merton processou Kanye West no tribunal federal da Califórnia por alegadamente ter usado uma das suas canções sem autorização. Merton teria recusado o uso da sua música devido à série de comentários anti-semitas e racistas de West.

A ação judicial de Merton acusa West de utilizar uma amostra da sua canção “Blindside” sem autorização na música “Gun To My Head”, uma colaboração com Ty Dolla $ign e Kid Cudi.

A canção de West apresenta os vocais de Merton a cantar a frase “I sat down with a gun to my head”, que é a frase de abertura de “Blindside”, e repete uma frase melódica de “Blindside” durante a maior parte da canção, diz o processo de Merton.

A ação judicial de Merton diz que ela ficou “chocada e humilhada” com a sample, da qual ela não sabia até que West tocou a música em dezembro de 2023, afirmando que os relatórios da época afirmavam que a música era uma colaboração entre Merton e West.

Merton disse que não foi contactada até meses depois de ele ter tocado a música, que ela e sua gravadora recusaram fazer, afirmando que os “valores de West são contrários aos nossos valores”.

Merton disse que não queria ser associada a West por causa dos seus “comentários anti-semitas e racistas que foram feitos publicamente e continuam a ser feitos publicamente”, que ela considera pessoais enquanto residente alemã e descendente de sobreviventes do Holocausto.

“Gun To My Head” não foi incluída no álbum ‘Vultures 1’, lançado por West em fevereiro de 2024, o que, segundo Merton, “indignou” os fãs de West, que a culparam e ameaçaram por não ter autorizado a música, embora West tenha lançado a canção meses mais tarde como faixa bónus no seu álbum ‘Vultures 2’.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)

Mais Artigos