Funeral de Papa Francisco: reveja a cerimónia fúnebre

O funeral do Papa Francisco aconteceu este sábado, 26 de abril. As cerimónias decorrem ao ar livre, na Praça de São Pedro, com a Forbes a disponibilizar a transmissão vídeo para que possa acompanhar este acontecimento.   https://www.youtube.com/watch?v=N9tnLGJYApg   O funeral seguirá os ritos estabelecidos no livro litúrgico “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis” que detalha os…
ebenhack/AP
O funeral do Papa Francisco teve início às 09:00 em Lisboa (10:00 em Roma) deste sábado, 26 de abril, seis dias após a sua morte. Reveja aqui as cerimónias.
Líderes

O funeral do Papa Francisco aconteceu este sábado, 26 de abril. As cerimónias decorrem ao ar livre, na Praça de São Pedro, com a Forbes a disponibilizar a transmissão vídeo para que possa acompanhar este acontecimento.

 

 

O funeral seguirá os ritos estabelecidos no livro litúrgico “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis” que detalha os procedimentos para os funerais papais, que foi publicado em 2000, era João Paulo II o Papa, mas revisto por Francisco no ano passado.

A liturgia fúnebre será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

O Papa Francisco vai ser o primeiro Pontífice em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano. A maioria dos papas é sepultada na Cidade do Vaticano, mas Francisco escolheu a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde estão sepultados sete pontífices anteriores.

Francisco será sepultado fora do Vaticano, num simples caixão de madeira, na Basílica de Santa Maria Maggiore.

Francisco deixou claro que, ao longo da sua vida, sempre se confiou à Virgem Maria. “Por esta razão, peço que os meus restos mortais repousem – à espera do dia da Ressurreição – na Basílica Papal de Santa Maria Maior”, escreveu.

Esta basílica fica fora dos muros do Vaticano, do outro lado do rio Tibre, em Roma.

“O túmulo deve ser no chão; simples, sem ornamentação especial, com apenas a inscrição: Franciscus”, foi outra indicação deixada pelo Papa no seu testamento.

O Papa Francisco morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos de idade. Nascido na Argentina como Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a tornar-se Papa quando foi eleito em 2013.

Adotando o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, promoveu uma versão mais humilde do papado do que muitos dos seus antecessores.

Mais Artigos