Esta terça-feira, dia 23 de novembro, o El Corte Inglés comemora o dia em que, pela primeira vez, abriu as suas portas ao público em Portugal. Foi há vinte anos, em 2001.
No dia em que o El Corte Inglés assinala vinte anos de presença em Portugal, a empresa deu a saber que tem, no seu plano estratégico, a intenção de investir num Grande Armazém na cidade do Porto.
Essa é a grande novidade que o Grupo se prepara para dar a conhecer num dia que irá terminar com um espetáculo no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII.
A abertura do El Corte Inglés Portugal representou um grande marco na vida do Grupo, uma vez que se tratou da primeira experiência de internacionalização dos Grandes Armazéns, pela mão do então Presidente D. Isidoro Álvarez.
Olhando para o impacto económico do El Corte Inglés, os responsáveis da empresa referem que, entre as lojas físicas e on-line, o El Corte Inglés recebe anualmente cerca de 72 milhões de visitantes.
O seu volume de negócios alcança os 628 milhões de euros por ano e a sua atividade gera 147 milhões de euros de receitas para os cofres públicos.
Segundo um estudo elaborado com critérios da consultora Deloitte, o negócio do El Corte Inglés em Portugal, gera um impacto no PIB Nacional de 0,5%, refere a empresa.
O El Corte Inglés, que há 20 anos inaugurou com uma área de venda de 50 mil m2, já conta, hoje, com uma área de 112.000 m2 onde gera 4800 empregos diretos.
Num espírito de política de inclusão e diversidade, a empresa informa que emprega diretamente 2,3% de colaboradores com deficiência, estando igualmente “comprometida com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, designadamente nas áreas do ambiente e da utilização e comercialização de materiais e produtos sustentáveis, contando já com mais de 17 mil referências com estas características”.
A empresa recorda ainda que, na área do ambiente, tem feito “enormes investimentos em iniciativas de reciclagem, de combate à utilização do plástico e de valorização dos resíduos, sendo a primeira empresa em Portugal a receber o Selo de RESÍDUO 0, atribuído pela AENOR”.
Marketplace para promover marcas portuguesas
Sob os comandos de Enrique Hidalgo, Diretor Geral em Portugal, a marca criou este ano um marketplace, através de um protocolo celebrado com a AICEP, para promover no mercado onde o El Corte Inglés opera, sobretudo em Espanha, as melhores marcas portuguesas e o melhor de Portugal.
Para assinalar a data, está marcada um evento pelas 18.30h, no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
Entre os convidados encontram-se inúmeras personalidades, entre as quais a fadista Ana Moura, desportistas, como Patrícia Mamona, atrizes, como Helena Isabel, Rita Pereira e Silvia Rizzo, atores, como Ricardo Pereira, apresentadores, como João Baião, entre outras figuras, como Salvador Mendes de Almeida, da Associação Salvador.