É a partir de Austin, no Texas, que a Relive, startup nacional que atua na área imobiliária, pretende crescer para o mundo inteiro. Fundada pelo jovem empresário José Costa Rodrigues, no final de 2020, pretende revolucionar o mercado imobiliário ao desenvolver uma plataforma móvel digital para tornar mais eficiente o trabalho dos consultores imobiliários.
A empresa, incubada numa das maiores aceleradoras de negócios dos Estados Unidos, a Techstar, acaba de anunciar uma primeira ronda de investimento no valor de 1,2 milhões de dólares (cerca de um milhão de euros).
“Esta ronda conta com os principais fundos de investimento portugueses, liderados pela Shilling Founders Fund e com a participação da Indico Capital, a Portugal Ventures e a Bynd, assim como com os fundos americanos TechStars e Accel. Entram também angel investors estratégicos, como os fundadores dos unicórnios portugueses, Diogo Mónica, da Anchorage, e Pedro Bizarro, da Feedzai”, esclarece o fundador, adiantando que a empresa atingiu este ano o breakeven, pelo que se encontra numa situação financeira estável.
Maioria acionista nos três fundadores
José Costa Rodrigues, acionista maioritário, conta ainda com dois sócios, Sérgio Pinto Ferraz e Henrique Brás, e garante que este investimento representa a alienação de uma pequena parcela do capital sendo que os três fundadores vão manter a larga maioria acionista.
Empreendedor por natureza, José Costa Rodrigues fundou em 2015, com apenas 19 anos, a Forall Phones, cadeia de lojas de telemóveis Iphone recondicionados que, em 2020 já faturava 20 milhões de euros e tinha 15 lojas e mais de 100 colaboradores. Com a venda deste negócio, a Relive foi o desafio que se seguiu. Foi criada numa óptica 100% digital, para que não haja intermediários entre os consultores e a empresa.
“O nosso trabalho é produzir ferramentas para que o consultor imobiliário – empresários por conta própria – possa, a partir do seu telemóvel, através de uma aplicação desenvolvida para o efeito, desempenhar o seu trabalho da forma mais eficiente”, explica.
Tudo numa aplicação de telemóvel
A Relive agrega todo o processo de compra e venda imobiliária numa aplicação de telemóvel, onde se encontram todos os recursos necessários para tornar o consultor mais ágil e célere.
Em apenas um ano de atividade, a empresa conseguiu angariar mais de uma centena de consultores em Portugal, ter listados mais de 100 imóveis, e já realizou um total de 50 transações.
Segundo o seu fundador, a Relive segue o “modelo Uber”, oferecendo aos seus agentes tecnologia e acesso a um modelo de negócio tipo chave na mão. A ideia é escalar o negócio de forma a revolucionar a indústria imobiliária, adaptando-se às necessidades da nova geração de consultores imobiliários, que preferem mobilidade e flexibilidade.