Cooltra reforça financiamento para concretizar plano de expansão

O plano de expansão que a Cooltra, empresa catalã de mobilidade sobre duas rodas, tem no terreno obrigou a que tivesse de reforçar o volume de financiamento. A empresa de motosharing anunciou um financiamento de 25 milhões de euros valor que é proveniente dos atuais acionistas e tem como principal objetivo consolidar a expansão na…
ebenhack/AP
A empresa de mobilidade sobre duas rodas, Cooltra, anunciou um financiamento de 25 milhões de euros para consolidar a expansão na Europa. A faturação, em 2022, deve atingir os 45 milhões de euros.
Negócios

O plano de expansão que a Cooltra, empresa catalã de mobilidade sobre duas rodas, tem no terreno obrigou a que tivesse de reforçar o volume de financiamento. A empresa de motosharing anunciou um financiamento de 25 milhões de euros valor que é proveniente dos atuais acionistas e tem como principal objetivo consolidar a expansão na Europa.

De acordo com a Cooltra, este aumento de capital reforça os investimentos que tem vindo a fazer desde 2006, num total de 100 milhões de euros.

O fundador e CEO de Cooltra, Timo Buetefisch, assume que há “planos ambiciosos para os próximos anos. Esta nova injeção de capital é fruto da confiança que os acionistas e os bancos têm na empresa e permite-nos ganhar força para dar o salto para novos mercados europeus estratégicos, ampliando e eletrificando a nossa frota de veículos, e oferecendo novos serviços inovadores”.

Com este aumento de capital a empresa de motorsharing admite que irá reforçar o ambicioso plano de crescimento, que passa por chegar a novas cidades nos próximos meses e por melhorar a frota de veículos.

Atualmente, a Cooltra já está presente em oito países, sendo que através do plano de expansão chegou recentemente à Alemanha através do negócio de aluguer de veículos de duas rodas para empresas.

Sobre a entrada no mercado alemão, Timo Buetefisch salienta que “a grande tradição que a Alemanha tem nas deslocações em bicicleta permite-nos projetar um grande crescimento no segmento das e-bikes, sendo o veículo que, até agora, é mais procurado pelos nossos clientes alemães”.

Além do reforço do financiamento a empresa antecipou as estimativas de crescimento para 2022 referindo que prevê ultrapassar os 45 milhões de euros em receitas, depois de ter fechado o ano passado com uma faturação de 31,7 milhões de euros. A Cooltra espera ainda atingir uma margem de EBITDA positiva de dois dígitos, o que terá como resultado “um ano recorde na sua história”.

Hoje a empresa conta com mais de 400 colaboradores e 50 pontos de aluguer em 20 cidades da Europa. Desde o ano passado, o grupo Cooltra investiu mais de 10 milhões de euros destinados à ampliação e renovação da frota, que ascende já a mais de 19 mil veículos entre motos e bicicletas, dos quais 75% são elétricos.

Portugal tem estado no radar da Cooltra onde, além da aposta inicial nas motas, lançou, recentemente, o serviço de aluguer de bicicletas elétricas. A empresa oferece agora em cidades como Lisboa e Porto, mas também Madrid, Barcelona, Valência, Roma ou Milão, o modelo de aluguer de bicicletas elétricas por períodos de um mês, seis meses e um ano. Até ao primeiro semestre deste ano, o mercado português representava 7% da faturação total do grupo.

Mais Artigos