Desportistas pioneiras e inspiradoras celebradas no MEO Rip Curl Pro Portugal

As condições do mar não deixaram que o MEO Rip Curl Pro Portugal tivesse início assim que começou o período de espera, esta quarta-feira, mas nem por isso o evento e os seus surfistas vão deixar de assinalar o Dia da Mulher. Durante a competição, as licras dos atletas terão o nome de uma mulher…
ebenhack/AP
O primeiro dia do período de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal coincide com o Dia da Mulher e o evento e atletas não deixaram de assinalar a data. Em Peniche, várias atletas vão ser celebradas.
Forbes Women Líderes Sports Money

As condições do mar não deixaram que o MEO Rip Curl Pro Portugal tivesse início assim que começou o período de espera, esta quarta-feira, mas nem por isso o evento e os seus surfistas vão deixar de assinalar o Dia da Mulher.

Durante a competição, as licras dos atletas terão o nome de uma mulher que os inspire a nível desportivo escrito nas costas. Com esta campanha, o objetivo da World Surf League (WSL) é celebrar os maiores ícones do desporto, honrar os progressos feitos na liga feminina da modalidade, alertar para a igualdade no desporto e inspirar a futura geração de atletas.

“Estamos profundamente empenhados na igualdade e na progressão do surf feminino”, disse Jessi Miley-Dyer, chefe de desporto da WSL, em comunicado. “Os nossos atletas e a WSL reconhecem a importância de utilizar a nossa plataforma para celebrar os valores que nos tornam únicos no mundo desportivo. É com grande prazer que celebramos o Dia Internacional da Mulher e honramos as pioneiras que abriram o caminho para as mulheres. Estou emocionada por os nossos atletas terem abraçado esta oportunidade de usar as suas vozes para defender os desportos femininos”.

Cada surfista escolheu o nome da mulher que quer celebrar, por qualquer que seja o motivo. Entre nomes como Serena Williams, Naomi Osaka, Marta ou Stephanie Gilmore, estão dois bem conhecidos do público português: Teresa Bonvalot e Patrícia Mamona.

Bonvalot é a surfista que escolheu a atleta de triplo salto. Já o seu nome foi escolhido pelo surfista português Frederico Morais e pelo italiano Leonardo Fioravanti.

“Orgulhamo-nos dos nossos esforços para promover a igualdade e a inclusão, não só como uma organização global, mas também como um desporto e comunidade”, disse Erik Logan, CEO da WSL, em comunicado.

O MEO Rip Curl Pro Portugal, disputado em Peniche, é a terceira etapa do circuito mundial de surf. O período de espera começou esta quarta-feira e a próxima chamada será na manhã de dia 9.

Mais Artigos