Português está na corrida ao “Oscar” de “Ótico Internacional do Ano”

Há um português nomeado para os “Oscares” da indústria ótica mundial. Vítor Martins está entre os cinco nomeados para o prémio "Ótico Internacional do Ano", da International Opticians Association em parceria com a Silmo Paris, sendo o único português na “corrida”. Vítor Martins é de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, e é sócio-gerente…
ebenhack/AP
Vítor Martins, sócio-gerente da Maxivisão, é o primeiro português nomeado para o Ótico Internacional do Ano, uma espécie de Oscar do setor. As suas missões solidárias como ótico são transformadoras.
Empreendedores Líderes

Há um português nomeado para os “Oscares” da indústria ótica mundial. Vítor Martins está entre os cinco nomeados para o prémio “Ótico Internacional do Ano”, da International Opticians Association em parceria com a Silmo Paris, sendo o único português na “corrida”.

Vítor Martins é de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, e é sócio-gerente da Maxivisão, uma ótica presente em Vila Nova de Poiares, São Pedro de Alva (Penacova) e em breve também na Lousã, sendo representante oficial da Carl Zeiss há seis anos.

Profissionalismo, capacidade de comunicação, espírito empreendedor, inovação, especialização, criatividade, envolvimento com a comunidade e defesa da qualidade da profissão são as oito competências exigidas pela associação e que colocaram Vitor Manuel Simões Martins na lista dos finalistas onde estão quatro outros profissionais do setor: Jean-François Porte (França), Angela Mitchell (Nova Zelândia), Phernell Walker (EUA) e Carrie Wilson (EUA).

Os outros quatro nomeados são da Nova Zelândia, França e EUA. O vencedor será conhecido em setembro, na gala da Silmo d’Or em Paris, um dos mais importantes eventos do setor.

Um dos aspetos que distingue o trabalho de Vítor Martins é o facto de realizar missões solidárias internacionais, a doar óculos a quem precisa.

Até agora, este ótico realizou cinco missões: S. Tomé e Príncipe, Peru, Cabo Verde (ilhas de São Vicente e Santo Antão), Macedónia do Norte e, a última, Quénia.

A mais recente missão solidária realizada por Vítor Martins foi ao Quénia.

A “Mundo by Maxivisão”, marca criada por Vítor Martins e Ana Carvalho, gerentes da ótica cuja primeira loja abriu portas em 2005, tem como embaixador Paulo Azevedo (nasceu sem braços e sem pernas e tem disseminado mensagem de coragem e sucesso), procurando ser uma marca inclusiva, o que levou os seus responsáveis a dinamizarem um desfile com utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).

A marca criada por Vitor Martins é ainda uma homenagem aos países que a Maxivisão já visitou, com cada armação a ter o nome de um dos países por onde já passou em missão solidária.

As missões solidárias de Vítor Martins “por esse mundo fora” baseiam-se na prestação de cuidados oftalmológicos a quem não tem forma de aceder a este tipo de assistência, especialmente crianças.

Vítor Martins e Ana Carvalho já entregaram em mão mais de 100 óculos (de sol e graduados), com mais de 500 consultas e rastreios realizados com a ajuda de voluntários que, no terreno, identificam as necessidades mais prementes e problemas maiores da visão das populações.

O prémio “Silmo IOA (International Optician of the year Award)”, concedido pela primeira vez em 2018, reconhece a importância da profissão de ótico e o seu papel na escolha dos produtos ideais para cada cliente.

No início deste ano, a Casa da Mutualidade, em Coimbra, organizou uma exposição fotográfica a propósito das missões solidárias empreendidas por Vítor Martins, com 32 fotografias das quatro missões que até à altura, tinha efetuado (a viagem ao Quénia aconteceu posteriormente).

Neste evento, foi promovida uma recolha de armações novas ou usadas (em bom estado), com o intuito de as reutilizar (com lentes) na missão solidária seguinte.

Vítor Martins sublinha que, através da recolha de armações às quais as pessoas já não usam e têm numa gaveta em casa, é possível ajudar outros, contribuindo, assim, para um mundo melhor.

Leia também:

Mais Artigos