A Fundação José Neves fez as contas e concluiu que as ofertas de emprego no segundo trimestre diminuíram 16%, isto depois de um crescimento de 25% nos primeiros três meses do ano.
O último Insight da Fundação José Neves refere ainda que este desempenho inverte a tendência de crescimento registada no quarto trimestre de 2022. Face ao período homólogo do ano passado, “verificou-se uma forte redução de 47%. Ou seja, o volume de ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 foi cerca de metade do registado no 2º trimestre de 2022”, pode ler-se no documento.
A Fundação conclui ainda que a queda do volume de ofertas não foi contínuo no segundo trimestre. Isto porque, face a março de 2023, as ofertas registaram uma forte redução de 25% em abril, tendo sido este o mês com menos ofertas em todos os meses do primeiro semestre de 2023. As ofertas “voltaram a aumentar em maio (22%) e novamente em junho, com um crescimento mais tímido de 8%. Assim, as ofertas de junho foram 32% superiores às de abril”. Apesar da recuperação face ao início do trimestre, o estudo conclui que o volume de ofertas mensais em junho foi inferior ao registado em janeiro (menos 18%), mês com mais ofertas no 1º semestre de 2023.
O decréscimo do número de ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior “também se traduziu na redução das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 91% das profissões Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao mês homólogo de 2022”, diz o mesmo relatório.
As profissões que registaram um decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 90% são: trabalhadores manuais de artigos têxteis, couro e materiais similares; trabalhadores de vidro de ótica, salineiros, fogueteiros, revestidores manuais e escolhedores; trabalhadores qualificados da floresta e similares; técnicos e assistentes de veterinários; operadores de máquinas para o fabrico de produtos têxteis, de pele com pelo e couro.
Ainda que em minoria, houve um conjunto de profissões com um crescimento do volume das ofertas no período em causa face ao período homólogo de 2022 superior a 50%, são elas: médicos; diretores de sucursais de bancos, serviços financeiros e de seguros; diretores financeiros; analistas e programadores de software e aplicações; autores, escritores, tradutores e linguistas.